Companhia usará carvão para reduzir gosto e odor da água em Joinville
Moradores de Joinville têm percebido sabor diferente na água Foto: Pixabay
Moradores de diferentes bairros de Joinville vêm relatando alteração no gosto e no cheiro da água desde que um fenômeno natural intensificou a presença de compostos orgânicos no rio Cubatão. A situação, apesar de não oferecer risco à saúde, gerou desconforto para a população.
Carvão ativado será aplicado na ETA Cubatão
Para amenizar o problema, a Companhia anunciou a contratação emergencial de serviço para aplicação de carvão ativado em pó na Estação de Tratamento de Água (ETA) Cubatão. O objetivo é minimizar a percepção de gosto e odor nos períodos em que o manancial registra maior concentração de compostos, como em situações de estiagem.
Segundo Janine Smania Alano, diretora Operacional da Companhia, a medida foi escolhida após estudos e análises técnicas.
“Desde que identificamos o fenômeno, estamos estudando soluções para amenizar cenários como esse, pois embora não gerem riscos à saúde, geram um desconforto à população”, afirmou.
A contratação vai incluir o aluguel de equipamentos, serviços de armazenamento, preparo e dosagem do carvão ativado em pó.
Experiência já testada em outras capitais
A solução não é inédita: cidades como o Rio de Janeiro, em 2020, e Porto Alegre, em 2025, adotaram o mesmo processo para situações semelhantes.
“O carvão ativado em pó se mostrou a alternativa mais viável para Joinville, pois pode ser implantado rapidamente e apresenta bons resultados”, reforçou Janine.
Como funciona o tratamento
O carvão ativado é um produto capaz de reter substâncias que causam alterações no odor e no sabor da água. Ele será aplicado ainda na fase inicial do tratamento e eliminado no processo de decantação, quando as partículas sólidas se depositam no fundo dos tanques e são removidas.
Conteúdos em alta
A melhora das características da água deve variar conforme a localização dos consumidores. “Depende da distância da ETA Cubatão, da troca da água no sistema de abastecimento e também do tempo de renovação da água em cada caixa-d’água residencial”, explicou a diretora.
Água segue potável e segura
Desde que foi identificada a alteração natural no rio Cubatão, a Companhia intensificou a rotina de análises de qualidade da água. Os testes apontam que, atualmente, os níveis de gosto e odor são classificados como “muito fracos”.
A ETA Cubatão é responsável pelo abastecimento de bairros como Adhemar Garcia, Anita Garibaldi, América, Atiradores, Aventureiro, Boa Vista, Centro, Paranaguamirim, Jardim Sofia, entre outros.
Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão