Geral

Lâmpadas usadas têm locais próprios para descarte em Jaraguá

A lei também criou metas para eliminar os lixões, por meio de instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal e municipal

14/07/2022

Por

Lâmpadas usadas têm locais próprios para descarte em Jaraguá

Lucas Salvati

A Lei nº 12.305/10 que instituiu a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos), criou a Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos, no qual um conjunto de atribuições individualizadas e encadeadas dos fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, dos consumidores e dos titulares dos serviços públicos de limpeza urbana e de manejo dos resíduos sólidos, são voltadas para minimizar o volume de resíduos gerados, bem como reduzir os impactos negativos causados à saúde humana e à qualidade ambiental decorrentes do ciclo de vida dos produtos.

A lei também criou metas para eliminar os lixões, por meio de instrumentos de planejamento nos níveis nacional, estadual, microrregional, intermunicipal e municipal; além de impor que os particulares elaborem seus Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

E o que fazer com a lâmpada usada? Jogar no lixo comum parece o caminho mais fácil, mas com certeza é o pior de todos. Isso porque as lâmpadas fluorescentes possuem em sua composição resíduos nocivos, como o mercúrio, um metal pesado que prejudica o sistema nervoso do organismo humano quando ingerido ou inalado.

Quando descartadas indevidamente, os vapores de mercúrio contaminam o solo, podem chegar até mesmo aos cursos d’água (mares e rios) e serem absorvidos por organismos vivos, colocando em risco os ecossistemas.

Em Jaraguá do Sul existem locais próprios para o descarte de lâmpadas, uma parceria com a Reciclus, presente em mais de 400 cidades e mais de dois mil pontos de coleta.

Logística reversa de lâmpadas é o modo correto para destinação final

É a chamada Logística Reversa de lâmpadas? A Política Nacional de Resíduos Sólidos (Lei 12.305/2010), instituiu, entre outras diretrizes, a logística reversa, que é a responsabilidade compartilhada entre fabricantes, importadores, distribuidores, comerciantes, consumidores e titulares de serviços públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduos sólidos, para a destinação final ambientalmente adequada.

Em Jaraguá do Sul a Reciclus tem vários pontos de coleta para onde pode ser feito o descarte de lâmpadas velhas e queimadas: Balaroti, Breithaupt, Brimadec, Ceigon Materiais Elétricos, Comercial Haveg, Comercial Vidota, Conti Elétrica, Figueira Material de Construção, Franzner Material de Construção, Geraluz, Lunelli Materiais Elétricos, Marmil Distribuidora e Odorizzi Casa e Construção.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x