Educação

Lançado livro do projeto “Resgate da árvore maçaranduba”

O projeto surgiu da curiosidade em relação à árvore que inspirou o nome do município

24/11/2021

Por

Lançado livro do projeto “Resgate da árvore maçaranduba”

F.J.Brugnago

No domingo (21), durante o ato oficial dos 60 anos de emancipação político-administrativa de Massaranduba – transferido do dia 11 devido ao mau tempo – foi lançado o livro-documento da pesquisa “Resgate da árvore maçaranduba” de autoria de Mariléia Selonke e Djeniffer Cristine Vieira, que atende a Política Municipal de Educação Ambiental, ao Plano Municipal de Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica, a Política da Mata Atlântica e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030.

O projeto surgiu da curiosidade em relação à árvore que inspirou o nome do município. Com a finalidade de levantar informações confiáveis à população, em novembro de 2017, a Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Amvali, Furb e Inventário Florístico Florestal de SC, iniciou uma investigação científica e socioambiental para descobrir qual a espécie arbórea que dá o nome ao município.

Durante esse processo, cerca de 80 pessoas foram envolvidas, entre gestores ambientais, engenheiros florestais, professores, biólogos e moradores locais com conhecimentos sobre a floresta. O livro serve como fonte básica de pesquisa, bem elaborado, com linguagem técnica, mas de fácil entendimento, com inúmeras ilustrações.

Dezenas de exemplares foram distribuídos no dia 21 após o lançamento, junto com mudas do camboatá branco, popularmente conhecida por maçaranduba, segundo o conhecimento popular.

A pesquisa realizada promoveu o transitar dos saberes popular e científico, e aproximou a conservação da biodiversidade aos diversos atores sociais, fortalecendo a cultura da sustentabilidade.

Os primeiros exemplares do livreto foram entregues pelas autoras Mariléia e Djeniffer ao prefeito Sésar Tassi e ao vice-prefeito Odenir Deretti.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x