Corupá

Lançado primeiro relatório da qualidade das águas da Bacia do Itapocu

Ao todo, foram monitorados 10 pontos na Bacia

11/09/2021

Por

Lançado primeiro relatório da qualidade das águas da Bacia do Itapocu

Reprodução Comitê Itapocu

O Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e Bacias Contíguas lançou no dia 2 de setembro, em parceria com a entidade executiva Univille, o primeiro Relatório de Monitoramento de Qualidade das Águas, referente a campanha de agosto de 2021. Ao todo, foram monitorados 10 pontos na Bacia, priorizados pelo Plano de Recursos Hídricos e que contém as réguas linimétricas do Comitê Itapocu.

O Programa de monitoramento da qualidade das águas é uma das linhas de ação previstas no Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Itapocu, o qual contribui para o objetivo de melhorar a qualidade da água na Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu e Bacias Contíguas.

Todos os dados obtidos nos estudos integram o Sistema Estadual de Recursos Hídricos e podem ser consultados nos relatórios disponibilizados no site www.aguas.sc.gov.br/base-documental-rio-itapocu/relatorios-rio-itapocu.

Os 10 pontos de coleta foram o Rio Itapocu (Corupá), Rio Cerro, Rio Jaraguá, Rio Itapocu (Jaraguá), Rio Itapocu (Guaramirim, em três locais), Rio Piraí (Araquari), Rio Itapocu (Barra Velha) e Rio Itajubá (Barra Velha). A Bacia do Rio Itapocu envolve 12 municípios.

O relatório mostra que em alguns pontos de monitoramento existem concentrações de oxigênio dissolvido inferiores ao padrão estabelecido pela Conama para águas doces classe 2, mostrando uma maior fragilidade dos cursos d’água das sub-bacias do Putanga, do Piraí e do Médio Itapocu.

Outras inconformidades ambientais relevantes observadas foram a presença de espumas (em Guaramirim), substâncias que comunicam odor (Rio Cerro), resíduos sólidos objetáveis (na represa em Guaramirim).

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x