Sem categoria

Lazer e gastronomia: Espaço Rio Manso é opção na região serrana de Jaraguá do Sul

O local fica a 32 quilômetros do centro da cidade e é uma ótima escolha para quem busca por tranquilidade

27/08/2020

Por

Lazer e gastronomia: Espaço Rio Manso é opção na região serrana de Jaraguá do Sul

Subir o Rio Manso, ou a Serra do Manso, é um convite para uma higiene mental. Do centro de Jaraguá do Sul são 32 quilômetros e de Schroeder são 24 km. A melhor opção é pelo bairro Amizade, passando pelo Três Rios do Norte até Vila Chartres, seguindo na direção de São João e Santa Luzia, com as belas propriedades rurais e arrozais em preparação para o plantio, neste período.

Leia mais:

É tudo pavimentado até posteriormente a área central do bairro Santa Luzia. A subida, em alguns trechos íngremes, vale a pena, a estrada está bem conservada. Fica na ponta do mapa. O ideal é ir com um carro mais alto. Ao longo do trecho pode-se observar chácaras simples e sofisticadas, algumas plantações de banana, sempre serpenteando o Rio Manso.

A certa altura, já no alto, está instalada a PCH da empresa Ribeirão Manso Energética, recém construída e que está entrando em operação.

É possível observá-la da estrada e também o pequeno lago que se formou a montante para fornecer água para a usina que tem potência instalada de 11,70 megawatts, mas que deverá trabalhar com a geração média de 6,62 MW.

Grande parte da obra é subterrânea, com isso reduzindo o impacto ambiental na região e com melhor aproveitamento hídrico. Ao lado, durante todo o trajeto, é possível visualizar as diferentes facetas do Morro da Palha, o ponto culminante de Jaraguá do Sul, com 1.176 metros.

Pouco adiante da PCH, já com vegetação serrana e com algumas araucárias surgindo, está a divisa entre Jaraguá e Joinville, onde à direita segue-se para Campo Alegre e Serra Dona Francisca.

O Recanto Rio Manso é um pouco adiante, adentrando novamente em território jaraguaense, separado pelo divisor de águas. Pertencente à família Tomaselli, de Schroeder, liderada pelo Celso, o local realmente vale ser visitado pelas belezas naturais e preservação ambiental.

Muita água corrente pura, lagoas, criações, chalés e um restaurante que atende nos finais de semana, tudo muito bem cuidado e limpo.

Lazer e gastronomia caseira referencia a propriedade

O Recanto Rio Manso fica a 32 quilômetros do centro de Jaraguá. Além de muita água corrente e lagoas, tem uma bela cachoeira, chalés para locação, salão de jogos, aves, carneiros, sem contar o almoço que aos domingos é servido em dois horários, às 11h30 e 13h, com todos os cuidados sanitários exigidos para evitar o contágio da Covid-19.

Há opções, mediante agendamento, de rodízio de truta, segundo Celso Tomaselli. O ar de montanha combinado com o sabor da comida caseira é insuperável. É um local perfeito para relaxar e fazer uma higiene mental, interagindo com a estrutura e os animais, inclusive três cães residentes muito dóceis que circulam entre os visitantes.

Reservas e Informações somente pelo WhatsApp (47) 98834-9690. Instagram: @espaco_riomanso.

Notícias relacionadas

x