Legislativo aprova projeto sobre Políticas Municipais de Micromobilidade
Legislativo aprovou na sessão de terça-feira (9), em primeira discussão, o projeto que dispõe sobre Políticas Municipais de Micromobilidade
11/04/2024
Legislativo aprovou na sessão de terça-feira (9), em primeira discussão, o projeto de lei que dispõe sobre Políticas Municipais de Micromobilidade. A finalidade é o incentivo ao uso de veículos e equipamentos elétricos de micromobilidade, destinados ao transporte e deslocamento em vias públicas urbanas.
O texto do projeto legislativo cita que os patinetes elétricos, as bicicletas elétricas e os equipamentos similares são equiparados, inclusive quando explorados por meio serviços, operadoras, aplicativos ou outras plataformas de comunicação em rede, para todos os efeitos, como veículos ou equipamentos de micromobilidade.
Trata-se da utilização de veículos e equipamentos, com menos de 500 kg, com motor elétrico, autopropelidos ou de propulsão humana e não poluentes, destinados ao transporte e ao deslocamento de curtas distâncias em vias públicas urbanas.
O conceito de micromobilidade ganha força a partir do momento que, a expansão das cidades e aumento da densidade demográfica, pode intensificar a dificuldade de locomoção das pessoas, tornando importante alinhar o Plano Municipal de Mobilidade com o novo modal de transporte por meio da micromobilidade, diz a justificativa.
Legislativo aprova projeto
A autoria é do vereador Jonathan Reinke. A ideia é implementar as Políticas Municipais de Micromobilidade, estabelecendo princípios e diretrizes para o incentivo ao uso de meios de transporte alternativo “como forma de transporte para curtas distâncias, otimização do fluxo de trânsito e utilização de modo sustentável e eficiente do espaço urbano”.
Uso seguro e confiável dos veículos exige regramentos
De acordo com o proponente, a iniciativa está alinhada aos princípios, diretrizes e objetivos da Política Nacional de Mobilidade Urbana, prevista em Lei Federal e resoluções do Contran, que estabelecem regras de circulação e uso de equipamentos obrigatórios para os patinetes e bicicletas elétricas, bem como ao projeto executivo do “Circuito de Micromobilidade Urbana em Jaraguá do Sul”, sugerido pelo vereador em 2021.
O projeto executivo apresentado na ocasião, é um modelo com ênfase para criação de um circuito com eixo entre os bairros da Barra do Rio Cerro, Jaraguá Esquerdo, Jaraguá 99 e Jaraguá 84. Também foi mostrado a viabilidade para aplicação em outros bairros, com a criação de eixos nos bairros Centro/Amizade/Rau e Circuito Ilha da Figueira/Via Verde/Vila Lalau/Centenário.
“É importante destacar que o exponencial mercado de equipamentos individuais de micromobilidade já exige dos entes públicos um rápido posicionamento sobre políticas públicas, diretrizes e regramentos, visando garantir as condições necessárias para o uso seguro e confiável dos veículos”, registra Reinke.
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