Jaraguá do Sul

Legislativo destaca os 85 anos da Acijs em sessão no Centro Empresarial

O evento contou com a presença de autoridades locais, membros da comunidade empresarial e representantes da Associação.

01/08/2023

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realizou uma sessão itinerante no Centro Empresarial, na quinta-feira (27), para comemorar os 85 anos de existência da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs). O evento contou com a presença de autoridades locais, membros da comunidade empresarial e representantes da Associação.

Durante a cerimônia, os vereadores Luís Fernando Almeida e Jair Pedri apresentaram uma moção de aplauso em homenagem à entidade. O texto da moção ressalta o papel fundamental desempenhado pela Acijs ao longo de suas oito décadas e meia de atuação na representação dos interesses da classe empresarial e com amplo apoio às causas da comunidade.

Aponta também que a Associação sempre se destacou pelos seus pilares fundamentais, como o engajamento social, o associativismo e o comprometimento com a comunidade. Por meio desses princípios, os autores salientam que a instituição homenageada tem contribuído significativamente para o desenvolvimento econômico-sustentável e social de Jaraguá do Sul.

A presidente da Acijs, Ana Clara Franzner Chiodini, ressaltou a importância da integração e do trabalho em conjunto entre entidades e organizações. Para ela, a sessão foi um momento em que a Acijs pôde mostrar o seu trabalho perante a comunidade e aos parlamentares municipais.

“É um grande reconhecimento do nosso trabalho. A gente agradece e fica extremamente feliz com essa homenagem. É um trabalho de 85 anos de muitas pessoas que passaram por aqui. Do voluntariado, do associativismo jaraguaense, então é muito gratificante esse reconhecimento por parte da Câmara de Vereadores”, destacou.

O presidente do Legislativo, Luís Fernando Almeida, disse que o propósito de realizar a sessão na sede da Acijs foi para demonstrar a parceria e a harmonia entre o Poder Legislativo e a sociedade civil organizada. Para ele, o foco de entidades como a Acijs é sempre de melhorar a vida dos associados e da população e, por isso, os representantes da população, que são os vereadores, têm o dever de agradecer a tudo o que a agremiação já fez pela cidade.

“Se nós temos a cidade pujante, com desenvolvimento na parte cultural, educacional, industrial, econômica no aspecto geral, é graças aos empresários que se organizam, se reúnem não pensando somente na questão de ganho financeiro para suas empresas, mas no ganho real para a coletividade, para o município. Se todos estiverem bem, a cidade cresce e avança. Esse é o foco principal da Acijs”, frisou.

 

Participação no desenvolvimento regional é reconhecida pela Câmara

 

A presidente da Acijs e do Centro Empresarial, Ana Clara Franzner Chiodini, apresentou um balanço de ações que a entidade desenvolve e reforçou o compromisso histórico, deixado como principal legado pelos fundadores em 1938, de atuar de forma integrada com as representações da sociedade pelo crescimento econômico, por meio da geração de emprego e renda e catalisador do bem-estar e qualidade de vida da população. 

Esta atuação, lembrou, é apoiada em três pilares que acompanham a trajetória da entidade: a representatividade através do fortalecimento do associativismo e da união da classe empresarial, o desenvolvimento econômico acompanhado do desenvolvimento sustentável e social da comunidade, e o desenvolvimento empresarial por meio de um ambiente favorável aos negócios e o desenvolvimento das empresas e empresários. 

“São compromissos que a Acijs renova todos os dias, há mais de 8 décadas, que demonstram a importância de trabalharmos juntos e assim sermos cada vez melhores como empresas e sociedade”, afirmou Ana Clara.

A Acijs chega aos 85 anos com um quadro associativo formado por 1.608 empresas de todos os portes que representam os setores da indústria, do comércio e de serviços. Do total, 68% são microempresas, 16% de médio porte e 10% de grande porte. A área de serviços representa 41% dos sócios da Acijs, 37% são da área do comércio e 22% da indústria. 

Os associados respondem por um contingente de 62 mil trabalhadores, 79% da mão de obra ocupada no município e 34% da população. A força empresarial posiciona o município entre as sete principais economias do estado e o terceiro PIB industrial. Dezessete por cento dos CNPJs de Jaraguá do Sul estão ligados à entidade associativista.

Composta por 10 membros, a diretoria atua de forma voluntária e está representada de maneira igualitária (50%) por homens e mulheres.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVDigital

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x