Sem categoria

Levantamento mostra a realidade da produção agropecuária no município

A produção de bananas é destaque na economia em Jaraguá do Sul e logo depois, a produção do cereal mais consumido no mundo. Confira os dados!

13/09/2022

A produção de bananas é a cultura de maior expressão econômica em Jaraguá do Sul e o volume é maior do que a estimativa utilizada como base e levantada pela Epagri. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Rural e Abastecimento, Marcos Voltolini, foi concluída recentemente o levantamento da produção agropecuária, para conhecer a realidade do setor, onde existem 1.875 propriedades rurais cadastradas.

Especificamente na produção da fruta, o levantamento acusou 244 produtores de banana em atividade, com área total plantada de 1.350 hectares, com 2 milhões 88 mil pés, o que dá a produção de 1 milhão 995 mil caixas de 22 quilos, em média. A banana caturra é a dominante com 1.108 hectares e 39,2 mil toneladas produzidas anualmente.

De banana prata (ou branca) são 238 hectares e 4,8 mil toneladas de produção e outras variedades de banana a estimativa é de 4 hectares e 40 toneladas, em média.

ARROZ – A produção do cereal mais consumido no mundo conta com área plantada de 800 hectares em Jaraguá do Sul. O arroz é cultivado por 170 produtores, sendo 79 produtores efetivos, ou seja, com área própria e arrendada.

De acordo com o secretário Marcos Voltolini, com base no levantamento oficial realizado em 2022, a produção total alcança 115 mil sacas de 50 quilos, ou 5 milhões e 780 quilos, equivalente a 143,75 sacos por hectare, ou na métrica utilizada na região, 36 sacos por morgo.

A região de São João/Santa Luzia, possui a maior área plantada (237 hectares). A região com maior produtividade é Nereu Ramos/Santo Antônio correspondendo a 38,8 sacos por morgo e o Rio Cerro é a região com maior número de produtores: 45.

MEDIDA – Para entendimento: um morgo tem 2.500 m2. Portanto, um hectare corresponde a quatro morgos de terra. A medida é mais usual nesta região.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x