Mundo

Luta contra HIV/Aids marca mês de dezembro para prevenção

A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids), é uma doença que já matou milhões de pessoas no mundo

01/12/2021

Por

Luta contra HIV/Aids marca mês de dezembro para prevenção

Secom

O mês de dezembro é marcado pela luta contra o HIV/Aids, sendo hoje (1), o Dia Mundial de Luta Contra a Aids. A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida (Aids), é uma doença que já matou milhões de pessoas no mundo, principalmente nos anos de 1980 e 1990, quando ainda era pouco conhecida. Hoje, pode ser evitada com o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento oferecidos gratuitamente nos serviços de saúde como formas de prevenir à infecção.

A gerente de IST, HIV/Aids e Doenças Infecciosas Crônicas da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), a médica infectologista Regina Valim, lembra que há exatos 40 anos eram diagnosticados os primeiros casos de Aids no mundo. “Desde então, vimos muitos avanços científicos que hoje permitem que uma pessoa com HIV viva normalmente, sem desenvolver a Aids. No entanto, para que isso ocorra, o diagnóstico precoce e a adesão ao tratamento são essenciais”, explica a médica.

Segundo Regina, recomenda-se que todas as pessoas sexualmente ativas realizem regularmente testes para a detecção do HIV. Existem testes rápidos feitos sem a necessidade de estrutura laboratorial. Eles são feitos com uma gota de sangue e o resultado sai em, no máximo, 30 minutos. Com o resultado do teste em mãos, caso a pessoa esteja infectada, o tratamento é iniciado imediatamente, sem custo algum para o paciente. “A pessoa que adere corretamente ao tratamento com a ingestão de medicamentos, não desenvolve a Aids, fica com a carga viral indetectável e não transmite o HIV para outras pessoas.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x