Educação

Mais de 20 mil crianças já cumpriram a primeira semana em Jaraguá do Sul

Os dados são da secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias

08/02/2022

A rede municipal de ensino de Jaraguá do Sul abriu no dia 2 de fevereiro o ano letivo, sendo a primeira do Estado a iniciar as aulas nos 31 centros municipais de educação infantil e nas 30 escolas de ensino básico. No total, são 20.800 alunos, dos quais 5.160 na educação infantil e 15.640 no ensino fundamental, envolvendo 2.066 servidores, sendo 1.234 efetivos e 832 ACTs.

Os dados são da secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias. Segundo ela, o início das aulas antes de outras redes de ensino se justifica pelo fato de que as 800 horas aula são efetivamente cumpridas durante o ano. Segundo a Lei de Diretrizes e Bases (LDB) que regulamenta a educação no Brasil, as escolas devem cumprir pelo menos 200 dias letivos anuais em dois semestres, com no mínimo 800 horas.

“Aqui na rede municipal de Jaraguá do Sul, nós seguimos e cumprimos efetivamente a lei. A partir deste ano, todas as aulas são presenciais, exceto por algum impedimento justificado de saúde, atestado pelo médico. Os cuidados sanitários seguem como os já tomados em 2021”, registra a secretária.

Entre os cuidados estão a restrição de entrada nas escolas e centros de educação infantil dos pais ou responsáveis. Somente funcionários e alunos circulam dentro dos estabelecimentos de ensino. Reuniões na escola são com horário marcado e se restringem ao trajeto da porta da escola até a sala do coordenador/diretor.

Álcool em gel é disponibilizado a todos os alunos, que, obrigatoriamente, usam máscara durante todo o período em que permanecem na escola. Os bebedouros são lacrados, com exceção dos bebedouros para encher as garrafas de água. Cada estudante leva a garrafa de água de casa. O recreio é feito em horários diferenciados para não haver aglomeração nos refeitórios.

O espaçamento de um metro e meio é respeitado em todas as formações de fila. A temperatura é aferida na entrada da escola. Em caso de sintomas respiratórios ou febre durante o período de aula, a criança é isolada e os pais são chamados.

“Todos os profissionais que trabalham nas escolas possuem a vacinação contra a Covid-19 completa. Em relação a vacinação pediátrica, na faixa de 5 a 11 anos, não existe obrigatoriedade de apresentar o comprovante na escola, mas sim, a recomendação para que os pais levem os filhos para vacinar, de modo que haja mais segurança para todos”, diz.

Segurança sanitária contra Covid segue todos os regramentos, diz secretária

A entrada de pessoas alheias ao quadro de cada escola ou centro infantil é cumprida rigorosamente, aponta a secretária Ivana. “Todos devem respeitar o regramento. A única exceção é integrantes das forças de segurança e saúde pública, devidamente imunizados. Fora disso, ninguém entra. Pais que queiram conversar com a direção e ou coordenador, devem marcar horário previamente, limitado o trajeto desde a porta de entrada até a sala do profissional”.

A segurança na volta às aulas presenciais em meio à onda de transmissão da Covid-19 provocada pela variante Ômicron depende do engajamento de toda a comunidade escolar, incluindo os responsáveis, destacam a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Sociedade Brasileira de Pediatria, em nota. “Além de estar atentos aos sintomas e aos protocolos, os pais devem se vacinar, vacinar seus filhos e buscar participar da prevenção no dia a dia. Não se pode esperar que o professor assuma todas as funções. As crianças aprendem muito pelo exemplo, com ao pais usando máscara, álcool em geral, e explicando o que é certo e errado nesse momento da Covid”, recomendam as entidades.

O município de Jaraguá do Sul, conforme a secretária da Educação, Ivana Dias, cumpre na íntegra os protocolos de segurança sanitária para as atividades escolares/educacionais curriculares e extracurriculares presenciais. “Por isso todos os cuidados que são tomados em relação aos regramentos com alunos e servidores e a não permissão de acesso a pessoas estranhas ao quadro, exceto com marcação prévia com o diretor e ou administrador”, completa.

Foto: Divulgação.

CEIs contam com coordenadores pedagógicos e podem ser ampliados

Para melhorar o assessoramento pedagógico dos Centros Municipais de Educação Infantil, em 2021foram contratados coordenadores pedagógicos para todas as unidades. Em 2022, de acordo com o número de crianças atendidas, será ampliada a contratação para 40 horas, informa a secretária de Educação, Ivana Atanásio Dias, acrescentando que é meta, também, expandir gradativamente para a educação infantil dos CMEIs aulas de educação física com professores específicos da área.

Em relação ao uniforme escolar, um novo leiaute foi feito e o kit é formado por nove peças, sendo três camisetas, duas bermudas, duas calçadas, uma jaqueta/parca e um blusão de moletom. A aquisição será feita diretamente pelos pais e empresas e ou lojas previamente credenciadas.

ALIMENTAÇÃO – Jaraguá do Sul será o município pioneiro na utilização de suplementos alimentares probióticos (B. lactis – 1x10e9 UFC/dia e Beta glucanas – 75 mg/dia) na alimentação escolar, para a promoção da formação de microbiota intestinal saudável. O suplemento ajuda na prevenção e tratamento de diversas patologias, melhorando a condição de saúde geral dos alunos da rede municipal de ensino. O investimento feito é de R$ 159,5 mil.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x