Malwee lança camiseta que captura CO₂ do ar

Tecnologia inédita no Brasil já está disponível para venda
A Malwee, empresa com sede em Jaraguá do Sul (SC), acaba de lançar uma peça pioneira no Brasil: a camiseta Ar.voree, desenvolvida com tecnologia capaz de capturar dióxido de carbono (CO₂) da atmosfera. O produto já está à venda em lojas físicas e nos canais oficiais da marca.
Como funciona
A proposta da Ar.voree é simples: após cerca de 25 usos e lavagens, ela consegue capturar a mesma quantidade de CO₂ que uma árvore adulta. O tecido da camiseta possui agentes que absorvem o gás carbônico do ar durante o uso. Ao ser lavada, esses agentes reagem com o sabão (em pó ou líquido), transformando o CO₂ em bicarbonato de sódio, que é completamente dissolvido na água. Durante essa lavagem, os agentes também são recarregados e voltam a funcionar nas próximas utilizações.
Tecnologia e desenvolvimento
A peça foi desenvolvida em parceria com a empresa Xinterra e teve sua eficácia auditada pela Intertek, que validou a capacidade de captura de CO₂ em testes controlados. No momento, a comprovação é válida exclusivamente para a versão preta da camiseta, já que a aplicação da tecnologia em outras cores ainda apresenta baixa performance. A Malwee afirma que está trabalhando para ampliar a eficiência da tecnologia para tecidos coloridos.
Uso no dia a dia
A camiseta pode ser lavada normalmente na máquina, junto com outras peças, desde que as instruções da etiqueta sejam seguidas. Qualquer tipo de sabão ou amaciante pode ser utilizado. A água do enxágue não contamina o solo, nem altera o pH da água. Toda a tecnologia aplicada é segura, liberada para uso em tecidos e dermatologicamente testada. Não há riscos para a pele de adultos, embora reações alérgicas possam ocorrer individualmente, como em qualquer outro produto têxtil.
Iniciativa pioneira
A Ar.voree é a primeira peça com essa função ambiental no Brasil. Com foco em responsabilidade socioambiental, o lançamento reforça o compromisso da Malwee com soluções sustentáveis para a indústria da moda. A marca, que possui 56 anos de história, está presente em mais de 20 mil pontos de venda em todo o país.