Jaraguá do Sul

Marcha do Silêncio 2024 tem como tema os motociclistas

Marcha do Silêncio 2024 terá como temática deste ano “Motociclistas: Eu piloto pela vida”

16/04/2024

Um encontro havido na quinta-feira (11), no auditório da Unisociesc, foi realizado o lançamento do tema da Marcha do Silêncio 2024. A temática deste ano será “Motociclistas: Eu piloto pela vida”. O ato contou com a presença da Diretoria de Trânsito de Jaraguá do Sul, do Corpo de Bombeiros Voluntários de Jaraguá do Sul e Polícia Militar, além de lideranças, convidados e imprensa.

 

 

A coordenadora da Marcha do Silêncio, Sueli Mader, explicou que a ideia é “aproximarmos do motociclista, levando essa mensagem de autoproteção, de autocuidado, de valor pela vida em primeiro lugar”.

 

 

marcha

Marcha do Silêncio 2024 tem como tema os motociclistas

 

Foi apresentado um vídeo institucional do Movimento Marcha do Silêncio, um momento de reflexão e homenagem às vidas que foram tragicamente perdidas. “Nossa campanha não se limita apenas a transmitir informações. Buscamos, acima de tudo, inspirar mudanças de atitude e comportamento. Queremos construir uma cultura onde a segurança no trânsito seja prioridade para todos, onde cada um se comprometa a contribuir para um ambiente mais seguro e acolhedor para os motociclistas”, citou Sueli.

 

 

O vice-presidente da Associação de Motoboys e Motoqueiros de Jaraguá do Sul, Edson Hesper, também se manifestou acerca da importância da conscientização no trânsito. “Tudo envolve atenção, prevenção, para evitar os acidentes. O cliente quer que atenda rápido, mas a gente na rua está correndo risco de vida. A gente precisa ter pressa para atender o cliente, mas é preciso ter consciência e segurança”, disse.

 

 

Outras lideranças se manifestaram destacando a importância do trabalho voluntário que o Movimento Marcha do Silêncio realiza. O tema é de muita relevância, haja vista que mais de 50% dos acidentes de trânsito têm como vítimas motociclistas. Conscientizar os condutores e também todos os que se utilizam das vias públicas é essencial para a segurança do trânsito como um todo.

 

 

Mais da metade dos sinistros de trânsito envolve condutores de motos

 

 

De acordo com a Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), que utilizou dados do Ministério da Saúde, entre março de 2020 e julho de 2021 o SUS registrou 308 mil internações de pessoas em decorrência de sinistros de trânsito em todo o país. Os acidentes de moto representaram 54% desse total.

 

 

Além do aumento da frota de motocicletas, a falta de habilitação, de equipamentos de segurança e o desrespeito às regras de trânsito estão entre as causas de acidentes que, segundo o Ministério da Saúde, matam cerca de 11 mil motociclistas no Brasil anualmente. “No mundo todo, independentemente de quem seja o condutor, o risco de acidente grave com motocicleta é cinco a dez vezes maior do que com um veículo de quatro rodas”, diz Horácio Augusto Figueira, especialista em transportes e segurança do trânsito.

 

 

marcha

Marcha do Silêncio 2024 terá como temática deste ano “Motociclistas: Eu piloto pela vida”

 

 

As mortes em acidentes de trabalho aumentaram em 2022 e os entregadores que usam moto são os que correm mais risco. Quem trabalha com motos está mais vulnerável no trânsito. E com o crescimento do serviço de delivery, impulsionado na pandemia, são mais motociclistas circulando pelas ruas. A imprudência está nos dois lados: em quem está na moto e no motorista do carro.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x