Artista de Jaraguá do Sul transforma a entrada do Museu WEG em arte; veja os detalhes!
| Crédito fotos: Renaldo Junkes

Artista de Jaraguá do Sul transforma a entrada do Museu WEG em arte; veja os detalhes!

Gabriela Pires

/ Por Gabriela Pires

Já disponível para visitação desde quarta-feira, dia 14, a instalação “Aqui Dentro Pode Ser Lá Fora”, do artista visual e figurinista Márcio Paloschi, ocupa logo o primeiro espaço do Museu WEG de Ciência e Tecnologia, em Jaraguá do Sul. A obra segue aberta ao público até o dia 3 de maio, com entrada gratuita.

A proposta da instalação é criar uma experiência sensorial que atravessa conceitos como matéria, percepção e presença. Ao posicionar a obra logo na entrada do museu, o artista provoca uma mudança no olhar do visitante desde o primeiro contato com o espaço.

Experiência sensorial conecta arte, ciência e percepção

A instalação propõe uma imersão que ultrapassa limites físicos e simbólicos. A ideia é aproximar o público de elementos simples e naturais, como luz, vapor de água e condensação, criando uma atmosfera flutuante e em suspensão.

Ao trazer a arte contemporânea para dentro de um ambiente voltado à ciência e tecnologia, o trabalho amplia as possibilidades de interpretação e percepção. A proposta também conecta o visitante a temas como sustentabilidade e relação com o meio em que vive, destacando aspectos que muitas vezes passam despercebidos no cotidiano.

Trajetória de Márcio Paloschi e presença na programação criativa

As nuvens, elemento presente na nova instalação, já fazem parte da trajetória de Márcio Paloschi em trabalhos anteriores como “Construção e Tempos” (2016), “Nuvem D” (2020) e “Nuvem” (2021). O artista também leva essa estética para figurinos e cenografias desenvolvidos para teatro e ópera, utilizando materiais de descarte que são pintados, esculpidos e projetados.

Além da exposição, Márcio Paloschi integra a programação do World Creativity Day 2026 em Jaraguá do Sul, como um dos inspiradores do evento. Ele também conduz uma oficina com o tema “Circularidade Brasileira”, voltada à confecção de peças com materiais da indústria têxtil, no dia 22 de abril, das 18h às 22h, no IFSC Centro.

Serviço: como visitar a instalação

A instalação “Aqui Dentro Pode Ser Lá Fora” pode ser visitada gratuitamente no Museu WEG de Ciência e Tecnologia, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 667, no Centro de Jaraguá do Sul.

O espaço funciona de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. A visitação é aberta ao público, e grupos podem realizar agendamento prévio para visitas mediadas.

Como isso impacta sua vida?

A instalação de Márcio Paloschi transforma uma visita comum ao museu em uma experiência sensorial que convida à reflexão. Para quem vive em Jaraguá do Sul e região, é uma oportunidade gratuita de contato com a arte contemporânea, além de um convite para observar com mais atenção elementos simples do dia a dia.

AnúncioSAMAE
Clique para ler mais notícias como esta
Adicione o JDV como fonte preferida no Google Participe de nossa comunidade no WhatsApp

Últimas 10 notícias publicadas

Especial JDV

Carregando clima…

Especial JDV

22 de outubro de 2026

Primeiro conto de ficção maçônica brasileira se passa em sociedade futurista

A história dos Templários e os símbolos da Maçonaria ganham uma nova abordagem em Exílio Templário: Conto de Ficção Maçônica, lançamento do escritor e Mestre Maçom grau 31 Wildon Lopes. A obra reúne pesquisa histórica, ensaios, poesias, microcontos e ficção científica para discutir questões relacionadas à fraternidade, liberdade, justiça e desenvolvimento humano. Em uma das […]

Cotidiano

Especial JDV