Cultura

Maria Fumaça iluminada visita Jaraguá nesta sexta-feira (13)

A previsão é que a locomotiva a vapor venha de Corupá por volta das 20h45 e fique em exposição no local até o dia seguinte. Além da nostalgia proporcionada pela chegada do trem, com seu colorido de encher os olhos, o público poderá conferir a programação cultural, que será apresentada na área onde funcionava a plataforma de embarque.

10/12/2019

Por

 
A Maria Fumaça iluminada voltará a encantar Jaraguá do Sul na noite desta sexta-feira, dia 13, na antiga estação ferroviária do Centro Histórico da Avenida Getúlio Vargas. A previsão é que a locomotiva a vapor venha de Corupá por volta das 20h45 e fique em exposição no local até o dia seguinte. Além da nostalgia proporcionada pela chegada do trem, com seu colorido de encher os olhos, o público poderá conferir a programação cultural, que será apresentada na área onde funcionava a plataforma de embarque.
 
O evento “Natal nos Trilhos 2019 – Um Sonho de Natal para sua Família” integra o projeto da Rumo Logística, viabilizado em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF – SC) e Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação. Com a iniciativa, a Administração Municipal busca propiciar à comunidade uma atmosfera pré-natalina. O encerramento do roteiro por Santa Catarina será dia 15 em Rio Negrinho, sede da ABPF – SC.
 
Maria Fumaça de exibição é um modelo Mallet 204, construída na Filadélfia, nos Estados Unidos, em 1950. Das 5 mil unidades que operaram no Brasil, sobraram apenas três: além da restaurada  em funcionamento, as outras duas estão expostas em Tubarão, no museu e na praça central. A locomotiva a vapor, que está emanando a magia do Natal por onde passa, é a única em funcionamento na América do Sul.
 
Vale lembrar que nos dias 8, 9 e 15 de junho, a Mallet 204 foi utilizada para passeios turísticos entre Jaraguá do Sul e Corupá, após mais de duas décadas sem operar para passageiros. Por enquanto, ainda não há data definida em relação à retomada dos passeios pela Maria Fumaça.
 
O que: “Natal nos Trilhos 2019”, com apresentação cultural
Quando: Sexta-feira, 13 dezembro
Horário:  20h45

Notícias relacionadas

x