Geral

Matriz Senhor Bom Jesus realiza hoje o Encontro de Terno de Reis

Os tocadores são liderados por um mestre, que entoa versos e prosas, por vezes improvisados

06/01/2022

Por

Matriz Senhor Bom Jesus realiza hoje o Encontro de Terno de Reis

Divulgação

A Paróquia Senhor Bom Jesus, de Guaramirim, realiza nesta quinta-feira, 6 de janeiro, o Encontro de Terno de Reis, nas dependências do salão São João Paulo II. A apresentação começa com a santa missa às 19h, seguida da apresentação dos grupos de terno de reis convidados, com acesso livre para o público.

O Terno de Reis ou Folia de Reis é uma manifestação folclórica trazida para o Brasil por imigrantes portugueses. É um tipo de cantoria acompanhada por um conjunto musical formado geralmente por violão, viola, cavaquinho, acordeom e instrumentos de percussão. Ocorre predominantemente do mês de dezembro até o dia 6 de janeiro, data em que se celebra o Dia de Santos Reis.

Os tocadores são liderados por um mestre, que entoa versos e prosas, por vezes improvisados, narrando a viagem dos Reis Magos e o nascimento do Menino Jesus. Ainda existem grupos formados na região, mas o número já era maior. O Encontro de Terno de Reis da Paróquia Senhor Bom Jesus ajudou a resgatar essa bela tradição.

Como nos anos anteriores, a abertura contará com a entrada dos reis magos Melchior, Baltazar e Gaspar levanto outro, incenso e mira até o presépio, onde adoram o Menino Jesus, Maria e José. Os presentes representam a realiza, a divindade e a humanidade de Cristo.

O Encontro de Terno de Reis é um momento de confraternização da comunidade. Haverá venda de pasteis e de bebidas não alcoólicas. Todas as regras sanitárias contra a Covid-19 serão cumpridas, em especial o uso de máscaras e o distanciamento social, dentro do que preceituam os decretos estaduais que regulam os eventos.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp! 

Notícias relacionadas

x