Cultura

Memorial do Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni acessível ao público em Jaraguá do Sul

Montado pela família Rosá que há anos busca preservar a memória do Bairro Santa Luzia

21/08/2021

Por

Memorial do Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni acessível ao público em Jaraguá do Sul

O Museu di Ferramenta D’Affari dei Nonni, montado pela família Rosá, que há anos busca preservar a memória do Bairro Santa Luzia, desenvolveu uma pesquisa e reuniu coleções fotográficas antigas do seu acervo e também fotos novas de vários locais históricos do bairro, formando um Memorial Fotográfico com cerca de 500 imagens.

Leia mais:

Com o aporte da prefeitura de Jaraguá do Sul, por intermédio da secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, o Museu desenvolveu um projeto contemplado pelo Edital 005/2018 com o objetivo de expor parte destas imagens, dispostas sob quadros com ampliações, folders e banners explicativos que demonstram também informações sobre a Escola, o Valo (canal agrícola) e também sobre a própria história do Museu.

A exposição fotográfica do Bairro Santa Luzia foi itinerante, primeiro instalada no Museu Histórico Emílio da Silva entre os dias 5 e 13 de agosto, onde foram captados vídeos e fotografias que foram publicadas na página do projeto no Facebook, afim de alcançar mais pessoas via redes sociais. Depois, a segunda exposição foi montada na Arena Jaraguá, com início dia 16 e término no dia 27 de agosto.

E a terceira exposição na sede do próprio Museu, no bairro Santa Luzia, que ficará instalada nos suportes e formato do projeto até 31 de agosto. Após esta data, todo o material produzido e ficará permanentemente com o Museu, onde será incorporado a exposição.

Mostra permite acompanhar a mudança temporal de Santa Luzia

Na exposição o visitante pode observar a história do bairro e acompanhar as mudanças que ocorreram com o passar das décadas, observar os quadros do paralelo temporal, onde é possível folhear as imagens e descobrir o antes e o depois.

Quem quiser saber mais sobre a exposição, poderá ver vídeos, fotos da exposição, fotos individualizadas de cada quadro impresso, dos banners. E se tiver interesse em conhecer mais sobre o bairro, poderá baixar o arquivo em PDF que contém todas as imagens do projeto de pesquisa do Memorial.

A exposição irá circular para outros locais e, por fim, será instalada permanentemente no Museu, em Santa Luzia, que fica na rua Carlos Frederico Ramthum 17.182, telefone 3370-7955. O responsável é o professor Lauro Rosá. Clique aqui e confira o link da página do projeto na internet.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x