Cultura

Mês da consciência negra já começa a ser planejado em Jaraguá do Sul

O Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado em 20 de novembro, data de morte do líder Zumbi dos Palmares

12/08/2022

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) planeja evento para celebrar, em novembro, o Dia da Consciência Negra. Uma série de atrações devem ser anunciadas como apresentações culturais, exibição de bandas e cantores locais, capoeira, exposições alusivas às tradições afro-brasileiras, espaço gastronômico com cervejarias e outras atividades de lazer. O Dia Nacional da Consciência Negra é lembrado em 20 de novembro, data de morte do líder Zumbi dos Palmares, o maior dos quilombos do período colonial.

“Jaraguá do Sul é uma cidade que alcançou o atual patamar de destaque no país graças às diversas etnias como negros, alemães, italianos, húngaros, poloneses e tantos outros imigrantes que vislumbraram um futuro nessas terras. Nada mais justo do que demonstrar nossa gratidão aos colonizadores, perpetuando as tradições de cada etnia”, declarou a secretária de Cultura, Esporte e Lazer, Natália Lúcia Petry.

Reunião para tratar do assunto, esta semana, contou com representantes técnicos da Secretaria, do chefe de gabinete, João Berthi, dos professores Ivana Aparecida Costa Cavalcanti e Luís Fernando Olegar, do presidente do Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi), Juarez Gomes, e do presidente de honra da Comunidade Negra de Jaraguá do Sul (Conejas), Everaldo Correa.

“Os negros fazem parte da comunidade jaraguaense e participam ativamente do seu desenvolvimento. Estar hoje aqui, discutindo detalhes de um evento para comemorarmos o Mês da Consciência Negra, é um grande avanço”, comemorou Correa.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x