Meteoro é registrado em várias cidades do Sul

Na noite de quarta-feira (23), por volta das 19h, um fenômeno luminoso surpreendeu moradores de diferentes regiões de Santa Catarina. O que foi visto era um meteoro do tipo bólido, conhecido por seu brilho intenso, rastro visível no céu e, em alguns casos, estrondos audíveis. O fenômeno foi registrado em cidades como Blumenau, Florianópolis, Criciúma e também em estados vizinhos como Paraná e Rio Grande do Sul.
Em Blumenau, o morador Daniel F. Gonçalves (@danielfg) relatou sua experiência nas redes sociais:
“Acabei de ver um cometa cruzando o céu de Blumenau. Estava no carro e ele veio paralelo a mim, por 5 a 10 segundos, até desintegrar. Que loucura! Alguém mais viu?”
Outro morador de Blumenau, Robisson Gilvani (@GilvaniRobisson), compartilhou que avistou o meteoro enquanto pedalava no bairro Fortaleza:
“Eu vi quando tava saindo da Rua Fritz Koegler no bairro Fortaleza e foi exatamente isso de 5 a 10 segundos. Nunca tinha visto um desse por tanto tempo… eu estava pedalando e o cel na mochila ? não deu pra gravar. Espero que alguém tenha gravado ??”
Segundo especialistas, esse tipo de meteoro é chamado de bólido — um objeto que entra na atmosfera em alta velocidade, gerando calor, clarão e por vezes até explosões leves audíveis ao solo. A professora orientadora do Parque Astronômico Albert Einstein, em Criciúma, explicou:
— Um bólido é um tipo de meteoro que deixa um rastro luminoso no céu, ocasionado por uma rocha ou lixo espacial. Ainda não se tem a confirmação da origem desse meteoro visualizado em SC, Paraná e Rio Grande do Sul — esclareceu.
Na capital catarinense, Rafael Gonzalez (@r_gonza) descreveu o momento de forma breve, mas impactante:
“Florianópolis… rasgou o céu… coisa mais linda!”
O fenômeno também foi observado no Paraná. Patrick Fratoni (@patrick_fratoni), de Piraquara/Pinhais, comentou:
“Mano eu sou de Piraquara/Pinhais e vi ele. Muito top.”
Embora não haja, até o momento, registros confirmados do meteoro em Jaraguá do Sul, moradores da região ficaram atentos à movimentação nas redes sociais, onde vídeos e fotos circularam amplamente. Câmeras de segurança, celulares e câmeras veiculares captaram o rastro verde-esmeralda que cortou o céu por até 10 segundos antes de desaparecer.
Esse tipo de fenômeno é raro e imprevisível. Segundo os astrônomos, ainda não há confirmação sobre a origem do objeto — se seria uma rocha espacial ou lixo orbital —, mas sua entrada na atmosfera foi visível em vários pontos do Sul do país.
Como isso impacta sua vida?
Mesmo sem ter sido observado diretamente em Jaraguá do Sul, esse tipo de evento reforça a importância da educação científica, da curiosidade pelo céu e da valorização de estruturas como observatórios e parques astronômicos. Além disso, serve de alerta para a necessidade de monitoramento constante do espaço, já que muitos desses corpos celestes entram na atmosfera sem aviso — e cada registro ajuda a ciência a avançar.