Educação

Milhares de crianças estão fora da escola em SC

O diagnóstico aponta ainda que faltam pelo menos 2,2 mil vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos

02/09/2020

Por

Milhares de crianças estão fora da escola em SC

Cerca de 10 mil crianças de 4 a 5 anos estão fora da pré-escola, ainda que as matrículas não sejam obrigatórias. Esta é a realidade apontada pelo novo relatório da Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação, divulgado no dia 25 de agosto.

Leia mais:

O documento de 72 páginas traz a performance do poder público no cumprimento das 19 metas estabelecidas em 2015 para alcance até 2024, que têm força de lei. Os dados analisados são de 2018.

O diagnóstico aponta ainda que faltam pelo menos 2,2 mil vagas em creches para crianças de 0 a 3 anos; mais de 15 mil crianças de 6 a 14 anos não frequentaram o Ensino Fundamental em 2018 e, pior ainda, mais de 15 mil adolescentes de 15 a 17 anos não frequentaram a escola; outros 58 mil ainda não haviam chegado ao Ensino Médio, nem concluído a Educação Básica.

Quanto à valorização dos profissionais da educação e plano de carreira, a avaliação apontou que 20% dos municípios catarinenses ainda não implantaram o piso salarial do magistério em lei municipal e 30% ainda não paga a hora-atividade, o que impede professores de terem tempo fora da sala de aula para preparar as aulas e se debruçar sobre o processo de aprendizagem de seus alunos.

A Comissão Estadual de Monitoramento e Avaliação do Plano Estadual de Educação é formada pela Assembleia Legislativa, através da Comissão de Educação presidida pela deputada Luciane Carminatti, pelos Conselhos e pelos Fóruns de Educação.

Notícias relacionadas

x