Educação

Ministério da Educação lança projeto para promover a participação de famílias em escolas

O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões

22/09/2021

Por

Ministério da Educação lança projeto para promover a participação de famílias em escolas

Luis Fortes/MEC

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta terça-feira (21), um projeto para incentivar a participação das famílias na vida escolar dos filhos. O Programa Educação e Família, vai promover o engajamento por meio de uma interação mais permanente com as escolas.

Segundo a pasta, somente este ano, o programa deve atender 5.755 escolas da educação básica. Em 2022, serão contempladas mais 17 mil escolas. O total de recursos distribuídos em 2021 será de R$ 16 milhões.

“Nós ainda acreditamos que, de fato, a escola ensina, mas a família educa”, disse o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante evento de lançamento da iniciativa, ocorrido em Brasília e transmitido pelas redes sociais da pasta.

De acordo com o governo, o Programa Educação e Família concentra-se em quatro ações estratégicas. A primeira é o repasse de recursos financeiros por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) para as unidades educacionais selecionadas. A segunda estratégia é o processo de formação continuada, ofertadas principalmente em ambiente virtual, para professores, pais e alunos.

O terceiro foco é no fortalecimento e ampliação do conselho escolar, com destaque para maior participação da família no colegiado. A quarta ação estratégica envolve a disseminação do uso do aplicativo Clique Escola, que já tem mais de 200 mil downloads e permite acesso de qualquer cidadão a informações financeiras e de programas das escolas. Por meio da plataforma, as famílias poderão fiscalizar os recursos recebidos e colaborar com a gestão das escolas.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x