Saúde

Ministro Marcelo Queiroga visita hospitais de Jaraguá do Sul e recebe pedidos

A visita aconteceu no último sábado (28)

31/05/2022

Na manhã de sábado (28), o Ministro da Saúde Marcelo Queiroga, acompanhado do senador Esperidião Amin, entre outras lideranças estaduais e locais, visitou as instalações do Hospital Jaraguá, como as alas do Pronto Atendimento Infantil e da Maternidade.

Na ocasião, a direção do Hospital Jaraguá solicitou a qualificação de mais um leito de UTI pediátrica (atualmente possui 2 leitos qualificados) e aporte financeiro para reforma e ampliação da pediatria e da maternidade, de acordo com o Plano Diretor da instituição.

O documento foi entrega pelo diretor Sérgio Luís Alves e pelo presidente do Conselho, Charles Bretzke.

Posteriormente o ministro cumpriu agenda no Hospital São José, quando recebeu mais uma vez o pedido para o credenciamento de cardiologia para atender alta complexidade pelo SUS – hemodinâmica e cirurgia cardíaca.

Isso vai facilitar o acesso ao tratamento de infarto e AVC pelo SUS em Jaraguá do Sul e região. Hoje a referência é Mafra, bastante distante, tendo a serra a ser transposta, o que demanda mais tempo de chegada à emergência.

A avaliação da visita do Ministro Marcelo Queiroga foi muito positiva.

Parlamentar viabiliza recursos para centro de hemodinâmica

O ministro Marcelo Queiroga, em sua visita a Jaraguá do Sul na manhã de sábado, recebeu apelos para que o Hospital São José seja credenciado para efetuar cirurgias de alta complexidade vascular e cardiovascular pelo Sistema Único de Saúde.

De acordo com o deputado Vicente Caropreso, “é um pleito que defendemos há oito anos e que precisa de autorização do Ministério da Saúde. Reforçamos o pleito ao ministro”.  Na quinta-feira (26) o parlamentar visitou as obras de ampliação do centro cirúrgico do hospital.

O local vai abrigar equipamentos de hemodinâmica, que serão adquiridos com recursos que o deputado está viabilizando via Governo do Estado, no total de R$ 5,2 milhões. Essa nova estrutura possibilitará o atendimento de pacientes nas especialidades de cardiologia, neurologia e vascular.  O processo está em fase final de liberação dos recursos.

“O hospital atende uma região com mais de 300 mil habitantes. Sem o credenciamento da alta complexidade em cardiologia, os usuários do SUS precisam se deslocar ao município de Mafra, que está credenciado. Junto com a direção do hospital e demais lideranças da região, apresentamos os dados ao ministro Queiroga”, disse.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x