Educação

Moção pede aumento das vagas para graduação em Medicina em Jaraguá do Sul

Uma moção aprovada na sessão de ontem (27), de autoria de todos os vereadores, pede o aumento do número de vagas para ingresso na Faculdade de Medicina de Jaraguá do Sul

28/07/2021

Por

Moção pede aumento das vagas para graduação em Medicina em Jaraguá do Sul

Uma moção aprovada na sessão de ontem (27), de autoria de todos os vereadores, pede o aumento do número de vagas para ingresso na Faculdade de Medicina de Jaraguá do Sul. Hoje, a Faculdade Estácio, existente desde 2016, possui 212 acadêmicos matriculados em cinco turmas.

Leia mais:

A educação médica no Brasil está em processo de expansão, realidade fortemente influenciada por programas e políticas educacionais implementados nas últimas décadas. A Faculdade Estácio em parceria com a Prefeitura de Jaraguá do Sul, com o Hospital São José e Hospital Jaraguá disponibilizam a estrutura do curso de Medicina para o serviço de monitoramento por telefone dos pacientes testados positivos para Covid-19, que está sendo prestado por estudantes de medicina da instituição em parceria com a Prefeitura, via Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde.

Em poucos meses, os estudantes do 1º, 2º, 3º e 5º períodos da disciplina de Saúde da Família já monitoraram mais de 4,2 mil pacientes Covid. A microrregião conta com 326 mil habitantes, segundo o IBGE com dados de 2019, e nota técnica do Ministério da Saúde, que trata sobre o potencial de vagas das diversas regiões de saúde do país e mais especificamente de Jaraguá do Sul, onde que o Ministério informa, que a região de saúde Nordeste de Santa Catarina – Jaraguá do Sul, tem a possibilidade de um aumento de 158 vagas, além das 50 já existentes no curso de medicina. 

A Câmara de Vereadores, via moção, apela para que a Coordenação Geral de Expansão e Gestão da Educação em Saúde do Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Superior do MEC e a Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior, aumente o número de vagas no curso de Medicina da Faculdade local, a fim de graduar mais profissionais que possam suprir as demandas da região. 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x