Trânsito

Moradores se mobilizam nesta terça-feira pelo asfalto na SC-414 em Massaranduba

Será uma mobilização pacífica, com faixas, cartazes e pronunciamentos, para repercutir a insatisfação pelas promessas não cumpridas nos últimos anos de pavimentar a SC-414

28/01/2020

Por

Moradores se mobilizam nesta terça-feira pelo asfalto na SC-414 em Massaranduba

Moradores do Braço Direito e de outras localidades, junto com lideranças políticas e comunitárias de Massaranduba e cidades vizinhas, farão nesta terça-feira, 28 de janeiro, às 14h, um protesto em frente da Capela Sagrada Família, cobrando do Governo do Estado o asfaltamento do trecho de 12,3 quilômetros, aproximadamente, desde a divisa com Luiz Alves, até a Vila Itoupava (Blumenau).

Será uma mobilização pacífica, com faixas, cartazes e pronunciamentos, para repercutir a insatisfação pelas promessas não cumpridas nos últimos anos de pavimentar a SC-414. A rodovia é estadual, mas quem faz a manutenção é a Prefeitura de Massaranduba. O grupo “Todos pelo asfalto na SC-414” se mobiliza pelas redes sociais, com muitas adesões. Houve inclusive um encontro de organização na semana passada.

A expectativa é do comparecimento de grande número de pessoas. O local da concentração é a Capela Sagrada Família, onde fica o entroncamento para o 2º Braço do Norte. Essa é uma obra reivindicada faz anos, já tendo inclusive o projeto executivo concluído. As lideranças de Massaranduba, principalmente, em diversas oportunidades, nos governos passados, cobrou a obra, tendo inclusive pago às suas expensas um projeto do trecho, que acabou modificado pelo Estado sob a alegação de adequação à obtenção de empréstimo junto ao Bird.

Avevi relata defesa do asfalto várias vezes em eventos políticos

A Associação de Câmaras e Vereadores do Vale do Itapocu – Avevi vai apoiar a manifestação de moradores de Massaranduba e região que vai solicitar a pavimentação da SC 414. Segundo o seu presidente, Arlindo Rincos, a entidade tem se empenhado e incluiu a pavimentação nos últimos dois PPAs, 2012/2015 e 2016/2019. “No último conseguimos incluir a obra entre as seis prioridades da região. Esperamos que com esta manifestação possamos sensibilizar as autoridades do Estado para definitivamente vermos esta obra concretizada”.

Rincos lembra que em agosto de 2010, quando a Avevi foi reativada, um documento entregue aos candidatos a deputado e ao governo do Estado incluiu o pedido de pavimentação da SC-414. No ano seguinte, durante audiência pública em Guaramirim, foi defendida a inclusão da obra no Planejamento Plurianual 2012/2015 do Estado.

Em março de 2012, durante o evento “Rodovias que cortam a região”, a entidade defendeu a pavimentação, como o fez, também, em agosto de 2014, em Jaraguá, quando o pedido foi reforçado aos candidatos a deputado e a governador. Em 2015, nas sugestões ao PPA 2016/2019 ao Estado, a SC-414 foi incluída entre as seis obras prioritárias da região.

Em setembro de 2017, a Associação de Vereadores, junto com a Associação de Municípios (Amvali), em encontro com os candidatos a deputado da região, incluiu novamente a SC-414 nas reivindicações. E em outubro do ano passado, uma comitiva de vereadores foi à Coordenadoria Regional Norte da Secretaria de Infraestrutura, quando a reivindicação foi entregue pelo presidente da Câmara de Massaranduba, Ilmar Saplinski, para o secretário Carlos Hassler. A Câmara de Massaranduba, como também a Prefeitura, em várias oportunidades cobrou a pavimentação. E agora apoiam a mobilização desta terça-feira, agregando forças à comunidade e outros lideranças.

Notícias relacionadas

x