Santa Catarina

Mudanças no Governo do Estado

Pelo Estado

24/08/2023

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

O Governador Jorginho Mello (PL) fez as primeiras mudanças no seu secretariado e nenhuma delas foi novidade. Depois de afastar Edenilson Schelbauer da Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa, Jorginho nomeou o Carlos Alves para o cargo de secretário e a vereadora de Florianópolis Maryanne Mattos (PL) para ser adjunta, em substituição a Neuri Mantell, que também foi exonerado. Ambos já têm experiência na área de segurança pública.  Carlos Alves era policial penal e já foi alvo de uma facção criminosa que, durante um atentado, acabou tirando a vida de sua esposa, em 2012. Maryanne foi a primeira mulher a ser Secretária de Segurança da Capital.

Os próximos movimentos do governador, que já são de conhecimento público, serão para substituir Laudelino de Bastos e Silva da presidência da Casan, e Félix Fernando da Silva, da Ciasc. O governador escolheu o atual diretor financeiro, Edson Moritz Martins da Silva, para ser o diretor-presidente da Casan, mas ainda aguarda a aprovação do Conselho de Administração da estatal.

Desde o início de sua gestão, Jorginho vinha deixando claro que seria exigente com o resultado de cada pasta e, ultimamente, tanto a de Administração Prisional quando a da Casan vinham deixando a desejar. Aliás, a Casan desde o início do ano já vem se envolvendo em polêmicas, se indispondo com algumas prefeituras e causando insatisfação ao Governo.

Jorginho negou, porém, que Estêner Soratto Júnior, da Casa Civil, e Jerry Comper, da Infraestrutura, possam deixar o governo neste momento. Soratto é deputado pelo PL e Comper pelo MDB.

Quem vê de perto, percebe que os movimentos de Jorginho já projetam as eleições municipais do próximo ano. A ideia é conseguir compor o quadro com o maior número de aliados possíveis. Maryanne, por exemplo, deve vir como vice do atual prefeito da Capital Topázio Neto, em sua candidatura à reeleição.

 

 

Busca e Apreensão

Jair Renan, filho 04 de Jair Bolsonaro e atual Auxiliar Parlamentar Pleno no escritório de apoio do deputado Jorge Seif, foi alvo de mandado de busca e apreensão em operação da Polícia Civil do Distrito Federal na manhã desta quinta-feira (24) em seus dois endereços, um em Brasília e o outro em Balneário Camboriú, onde ele mora desde o início do ano. O celular e um HD do filho do ex-presidente foram apreendidos durante a operação, que foi deflagrada contra um grupo suspeito de estelionato, falsificação de documentos, sonegação fiscal e lavagem de dinheiro.

 

 

Parada LGBTI+

A Parada do Orgulho LGBTI+ de Floripa, que será realizada no próximo dia 10 de setembro, recebeu o apoio da Câmara Municipal da Capital para a realização do evento durante encontro do organizador da Parada, Miguel Gregório, e o Presidente da Câmara, João Cobalchini (MDB) esta semana. De acordo com o vereador, esta é a forma que o legislativo encontrou para reconhecer a importância do evento que promove a igualdade e estimula a economia local.
Miguel Gregório, inclusive, já anda circulando pelos corredores da Câmara desenvolvendo projetos para as próximas eleições.

 

Energia Fotovoltaica

Santa Catarina está experimentando um crescimento notável no setor fotovoltaico, consolidando seu papel como um dos estados líderes na transição para uma matriz energética mais sustentável e limpa. Esse progresso é evidenciado pelo investimento significativo em Usinas Solares Fotovoltaicas (UFVs) e pela parceria estratégica entre empresas locais do Estado. Fortalecendo seu protagonismo nesta direção, a Celesc realizou, na quarta-feira, 23, a emissão de ordem de serviço para implantação de três novas Usinas Solares Fotovoltaicas, a UFV Capivari, a UFV Videira e a UFV Lages II. A UFV Capivari terá capacidade instalada de 3,0 MW e será implantada junto à SE Capivari da Celesc Distribuição. A UFV Videira terá capacidade de 1,0 MW e será implantada junto à área da futura nova Agência Regional de Videira, e a UFV Lages II será implantada junto à UFV Lages I, anexo à Agência Regional de Lages.

 

COMAC SC

Com 305 inscrições recebidas, a seleção de Boas Práticas Municipais para serem apresentadas durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios de Santa Catarina (COMAC-SC) entra agora na fase de avaliação dos projetos. Ao todo, 89 municípios, de 12 associações, submeteram suas iniciativas no Banco de Boas Práticas. O Banco de Boas Práticas é uma iniciativa da Federação de Consórcios, Associações de Municípios e Municípios de Santa Catarina (FECAM) e tem o objetivo de mapear as boas ações desenvolvidas nos municípios catarinenses, em diferentes áreas.

 

50 anos do Creci

Os 50 anos do Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) e da atividade imobiliária em Santa Catarina foram celebrados no Parlamento na manhã de ontem, com uma moção de aplauso proposta pelo deputado Marcius Machado (PL), que foi entregue na Sala da Imprensa na Casa. Durante a suspensão da sessão, o ex-presidente do Creci-SC por 12 anos e atual diretor de Inovação e Tecnologia do Conselho Federal de Corretores de Imóveis (Cofeci), Celso Pereira Raimundo, falou em nome da categoria que hoje significa mais de 50 mil profissionais credenciados no Estado.

 

Notícias relacionadas

x