Política

Eleições podem ser oportunidade de as mulheres aumentarem representatividade

Mulheres são mais da metade (51%) da população brasileira mas a representatividade feminina nos espaços de poder ainda é muito menor que o esperado

15/03/2024

Apesar de estar numa tendência crescente nos últimos anos, a representatividade feminina nos espaços de poder ainda é muito menor que o esperado, quando se leva em conta que mulheres são mais da metade (51%) da população brasileira.

 

As eleições municipais deste ano são uma oportunidade de aumentar esse número. Em 2020, as prefeitas eleitas foram 12% do total, e as vereadoras, 16%. Um levantamento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que a participação de mulheres não corresponde a um terço das vagas.

 

mulheres

Ainda de acordo com o TSE, nas eleições municipais de 2020, 30 municípios brasileiros elegeram a primeira mulher vereadora em 20 anos, e 21 cidades do Brasil não elegeram nenhuma mulher como vereadora desde a virada do século, em 2000.

 

Na região do Vale do Itapocu, na última eleição municipal foram eleitas apenas quatro mulheres, entre as 65 vagas. Jaraguá do Sul com duas, Schroeder e Corupá, uma cada. Guaramirim teve representação feminina na Câmara durante mais de três anos, mas era suplente e retornou a essa condição.

 

Os partidos estão montando os seus “times” para concorrer, mas apenas cumprindo a cota mínima de 30% feminina. Se a proporcionalidade em relação às vagas fosse correspondente, deveriam ser eleitas entre 19 e 20 mulheres em outubro desde ano, na microrregião.

 

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Notícias relacionadas

x