Jaraguá

Município de Jaraguá do Sul usa ferramenta tecnológica para mapeamento da saúde

Um dos principais objetivos é direcionar as pessoas e famílias à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência.

21/07/2022

Por

Município de Jaraguá do Sul usa ferramenta tecnológica para mapeamento da saúde

PMJS / Divulgação

A Administração Municipal iniciou o processo de zoneamento da saúde com uso de uma ferramenta tecnológica – QGIS – a fim de facilitar o acesso à informação nas pesquisas sobre as Unidades de Saúde de Referência. Segundo a gerente da Atenção Primária à Saúde, Amanda de Lemos Mello, a Territorialização/Zoneamento na Saúde é uma diretriz do Sistema Único de Saúde planejada e desenvolvida por meio da Comissão de Territorialização, vinculada à Gerência da Atenção Primária no município.

“Um dos principais objetivos é direcionar as pessoas e famílias à Unidade Básica de Saúde mais próxima da residência, tendo em vista a demanda da comunidade e a capacidade local da Unidade de Saúde (até 3.500 cadastradas)”, ressalta.

Até o momento, as pessoas, os profissionais e os gestores, quando questionados sobre o zoneamento na saúde, precisavam pesquisá-lo em mapas físicos, relação em tabelas ou na internet, mas com dificuldade de encontrar endereços exatos.

Com do GeoPortal da Prefeitura de Jaraguá, essa pesquisa poderá ser feita em segundos, com computador e internet. Porém, as pessoas que não têm acesso à ferramenta, podem ligar para a Secretaria de Saúde ou para as Unidades de Saúde e obter a informação por telefone.

O secretário de Saúde, Alceu Gilmar Moretti, avalia como positiva a inserção de ferramentas que facilitem a informação às pessoas e o planejamento da saúde com maior detalhamento.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x