Economia

Município fecha o ano com saldo positivo

“Temos uma expectativa para o ano que vem muito mais positiva. Não só na questão da empregabilidade, mas também na melhoria econômica desta matriz aqui do Município, com geração de novas empresas

13/12/2019

Por

Nascido em Blumenau, 70 anos, 55 de profissão, incluindo passagens pelo rádio. E em jornais diários como A Notícia (Joinville), Jornal de Santa Catarina (Blumenau) e O Correio do Povo (Jaraguá do Sul)

Município fecha o ano com saldo positivo

Em 2015, no auge da crise econômica brasileira foram fechados1.195 postos de trabalho em Jaraguá do Sul. Situação que se agravou no ano seguinte quando o município registrou novo índice negativo, em 3.975 vagas. Já em 2017, no entanto, houve um acréscimo de 277 vagas. “Já em 2018 fechamos com um saldo positivo ainda melhor, de 2.235 e este ano, até outubro, 3.009 novos postos de trabalho”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Domingos Zancanaro.

Ele acredita que a mudança é fruto da expansão da indústria, comércio, dos serviços que vem crescendo em Jaraguá do Sul. “Temos uma expectativa para o ano que vem muito mais positiva. Não só na questão da empregabilidade, mas também na melhoria econômica desta matriz aqui do Município, com geração de novas empresas. E que isso vai gerar oportunidades de novos postos de trabalho”, avaliou.

É neste contexto que Zancanaro aponta as recentes Reforma Trabalhista e a Lei de Terceirização como fatores essenciais nesta transformação de cenário. “Foram ações importantes para que se pudesse favorecer a volta do crescimento econômico. Com um fator que, em Jaraguá, foi bem característico, a possibilidade da terceirização”, observou o secretário. Um indicador desta mudança de comportamento é a criação de novas empresas justamente para suprir esta demanda.

Até agora, 2.237 novas empresas criadas, muitas delas na área de serviços. Também houve mudanças nas relações de trabalho que estão migrando para a contratação de serviço terceirizado, o que gera novas oportunidades tanto para o empreendedor que está contratando, tanto para quem está empreendendo nessa nova empresa. “Outro fator é que isso te permite ter acesso a uma mão de obra especializada”, concluiu o secretário.

Em números

2019 (de janeiro a outubro)
3009 vagas com carteira assinada
2018 – 2235 vagas
2017 – 277 vagas
2016 – – 3975 vagas
2015 – foram fechadas
1195 vagas

Notícias relacionadas

x