Cultura

Museu da Paz realiza ações lúdicas na Primavera dos Museus

A ideia é apresentar os bastidores de cada instituição museológica, mostrando que há uma série de ações de caráter técnico e administrativo desenvolvidas diariamente para alcançar a plena função do museu

24/09/2019

Por

O Museu da Paz está participando da 13ª Primavera dos Museus, que acontece de segunda a domingo (23 a 29), quando realizará atividades de caça ao tesouro e mini gincana explorando sua temática. A programação é voltada a escolas, mediante agendamento pelo telefone 2106-8719, mas restam poucos dias disponíveis na agenda. A chefe dos Museus Municipais, Ivana Cavalcanti, informa que esse ano o Museu Histórico Emílio da Silva não participa da Primavera por estar passando por obras de revitalização. Ela lembra que esse evento é uma temporada cultural promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibam). “Na edição de 2019, os museus de todo o país oferecem ao público atividades especiais, como visitas mediadas, palestras, oficinas, exibição de filmes, por exemplo”, explica Ivana, destacando que para o Museu da Paz, optou-se em promover atividades lúdicas voltadas a estudantes.

A ideia é apresentar os bastidores de cada instituição museológica, mostrando que há uma série de ações de caráter técnico e administrativo desenvolvidas diariamente para alcançar a plena função do museu. Ivana Cavalcanti destaca que o objetivo do Ibam é levar aos visitantes “a compreensão de que os museus são guardiões das nossas memórias, dos nossos afetos e, por excelência, espaços que auxiliam as pessoas na busca e na manutenção da sua identidade, nos envolve – enquanto indivíduos parte dessa relação – numa série de responsabilidades compartilhadas na tarefa de preservar”.

Notícias relacionadas

x