Colunas

Museu Emilio da Silva

Originalmente erguido no governo do ex-prefeito Leonidas Cabral Herbster (1938/1945)

09/07/2021

Por

Museu Emilio da Silva

A foto mostra a construção do prédio que, atualmente, abriga o Museu Emilio da Silva. Originalmente erguido no governo do ex-prefeito Leonidas Cabral Herbster (1938/1945) para abrigar a Prefeitura, Câmara de Vereadores e o Forum da Comarca.

Herbster que chegou ao posto de major do Exército, era natural do municípo de Maranguape (Ceará), onde também nasceu Chico Anísio, considerado como o maior humorista brasileiro de todos os tempos. Em 1938 foi nomeado prefeito de Jaraguá  pelo Interventor do Estado, Nereu Ramos. (Fonte: Antigamente em Jaraguá do Sul/postado por Paulo HP).

CURIOSIDADES

*Em todo o mundo existem cerca de 7.500 espécies diferentes de maçãs. Porém, no Brasil poucas dessas espécies são consumidas, como, por exemplo, a gala, a smith e a fuji. O caqui tem origem chinesa, mas quem o trouxe para ser cultivado no Brasil foram os japoneses. Isso aconteceu também com o kiwi.

 *Originário do continente americano, o abacate já era cultivado pelos astecas bem antes do descobrimento da América propriamente dito. O nome abacate veio da palavra ahuacati (significado de testículo – em analogia em sua forma). Existem cerca de 500 diferentes espécies já catalogadas de abacate.

 *A melancia, fruta muito consumida no Brasil, é de origem africana e foi trazida para o Brasil pelos escravos. Pode parecer estranho, mas 90% da melancia é composta por água, além do que as melhores redes de cultivos dessas frutas estão em terras mais secas.

*O caju não é um fruto e sim um pseudofruto. O fruto propriamente dito fruto do cajueiro é a castanha do caju. Araçá, açaí guaraná, goiaba, jenipapo, jabuticaba, murici, maracujá pitanga, pequi e a seriguela são frutas genuinamente brasileiras.

* A banana não é um fruto de origem americana como muitos pensam. Ela tem origem asiática e se adaptou muito bem ao solo americano e ao clima também. Foi trazida para o Brasil pelos portugueses. A abóbora não é um legume. Assim como o tomate, a azeitona e o cacau, ela é uma fruta.

“O sabonete da juventude torna a cútis aveludada como pétala de rosa”. Assim era um dos anúncios que promoviam o famoso sabonete anos 1950 e que está até hoje no mercado consumidor. O anúncio trazia dicas para fazer uso do sabonete, com o foco da comunicação para o público jovem daquela época.

O dia 8 de julho de 1947 registrou o nascimento, na Bahia, de Antônio Carlos Moraes Pires, músico conhecido como Morais Moreira. Considerado como um dos compositores mais versáteis do Brasil, sintetizou gêneros como rock, samba, choro, frevo, baião e música erudita. Em 13 de abril de 2020, Moraes morreu dormindo, no Rio de Janeiro, após sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Notícias relacionadas

x