Colunas

Na busca de todo e qualquer precioso voto

Longe de imaginarem o advento da internet, candidatos a cargos eletivos publicavam currículos pessoais em jornais de regiões mais distantes de suas bases eleitorais

14/05/2021

Por

Na busca de todo e qualquer precioso voto

Longe de imaginarem o advento da internet, candidatos a cargos eletivos publicavam currículos pessoais em jornais de regiões mais distantes de suas bases eleitorais. Na busca de todo e qualquer precioso voto. Como no caso do empresário Sebastião Netto Campos (nascido em Goiás), do ramo de mineração de carvão em Criciúma, candidato a deputado estadual em 1967.

Foi eleito pela Aliança Renovadora Nacional (Arena) com 7.419 votos.  Campos publicou seu currículo no jornal “A Gazeta”, de Jaraguá do Sul em setembro daquele ano, mas não há registros sobre votos dele na região. Também foi secretário estadual para Serviços Públicos e da Indústria e Comércio Campos no governo de Antônio Carlos Konder Reis (1975/1979). Campos venceu outras duas eleições para deputado.

CURIOSIDADES

*Os peixes não têm pálpebras. Mas isso não significa que não dormem por não conseguirem fechar os olhos. A maioria para de se mexer quando estão cansados, após encontrar um refúgio seguro, podendo ser em meio a uma rocha ou uma pequena cova.

*Os peixes não só bebem água, como também fazem xixi! Este é um dos motivos para se manter a água dos aquários sempre limpinha e filtrada, bem como na temperatura ideal para a espécie. Isso porque eles também sentem frio e precisam de alguma fonte de calor.

*No Mar do Caribe, Oceano Pacífico e Costas da Flórida, nos Estados Unidos, vive o peixe pedra, o mais venenoso de toda sua família. Sua picada pode matar uma pessoa adulta. Seu nome vem de sua capacidade de se camuflar no fundo do mar. Quando se sente ameaçado, ele ataca.

*O chamado “peixe-balão” (baiacu) tem a capacidade de se inflar e ficar como um balão com as escamas sobressalientes. Ele faz isso para poder parecer maior e mais perigoso do que realmente é para predadores. Ele chupa água e a armazena em seu estômago. Fora do mar, se incha com ar.

*O cavalinho-do-mar é o único animal cujo macho é quem dá à luz. Depois do acasalamento, a fêmea passa os ovos a seu parceiro, e ele carrega-os durante 45 dias no ventre. Depois desse tempo, eles podem acasalar novamente.

No melhor clima dos anos 1960, a Coca-Cola promovia seu rendimento de uma única garrafa para toda a família: “Prefira Coca-Cola Família, para acompanhar suas refeições em família”. A clássica garrafa de vidro era acompanhada por uma linda modelo. Campanha veiculada na Revista O Cruzeiro na edição do dia 25 de fevereiro de 1967.

O dia 13 de maio de 1888 marca a assinatura da Lei Áurea pela princesa imperial do Brasil, Isabel de Bragança, depois de aprovada pela Câmara Geral e Senado Imperial.

Às 15 horas da tarde do domingo de 13 de maio, comemorativo ao nascimento de João VI, rei de Portugal, a lei abolindo a escravatura no Brasil foi assinada no Paço Imperial por sua bisneta, Isabel. E pelo ministro Rodrigo Augusto da Silva. O Brasil foi o último país independente da América Latina e do Ocidente a abolir completamente a escravidão.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x