Educação

Neurociência é estratégia pedagógica para os processos de aprendizagem em Jaraguá do Sul

Mais de 450 profissionais da educação e representantes de entidades públicas e privadas participaram no Cejas de uma capacitação voltada à inclusão escolar de alunos com deficiência

06/07/2022

Mais de 450 profissionais da educação e representantes de entidades públicas e privadas participaram no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul (Cejas), na quinta-feira (30), de uma capacitação voltada à inclusão escolar de alunos com deficiência. Promovido pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina, por meio da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e da Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, o evento destacou a importância da neurociência para os processos de aprendizagem.

O seminário “Caminhos para a inclusão escolar e estratégias pedagógicas”, que reuniu profissionais da educação e representantes de entidades de Jaraguá do Sul, Guaramirim, Corupá, Schroeder, Massaranduba, Barra Velha e São João do Itaperiu, aconteceu durante os períodos da manhã e da tarde, com duas palestras de Luciana Motas Dias Brites.

Doutoranda e mestra em Distúrbios do Desenvolvimento, pedagoga, psicopedagoga, psicomotricista, especialista em Educação Especial e CEO do Instituto NeuroSaber, de Londrina (PR), ela afirmou que a ideia central do evento é mostrar que, quando se entende como o cérebro funciona, passa a ser possível estabelecer melhores perspectivas de aprendizagem.

“Então, saber isso ajuda muito a saber ensinar e não só para a educação inclusiva, mas para todas as crianças. E, no caso da educação inclusiva, isso é mais importante, pois cada transtorno tem a sua particularidade. Por isso, é tão importante entender a fundo como essas pessoas aprendem”.

A palestrante destacou ainda que quando o tema é inclusão há ainda muito preconceito, “mas não o preconceito de forma negativa e sim a falta de conhecimento. Por isso, a gente acaba criando fantasmas, não tendo muita clareza, e momentos como o deste seminário é muito importante para refletir, receber novos conhecimentos e, com isso, diminuir os preconceitos e melhorando as práticas pedagógicas nas escolas”.

Luciana enfatizou que os profissionais da educação mais buscam em suas palestras é informação de como fazer a inclusão na prática, de como eles podem receber aquela criança na sala de aula e ser assertivo. Ela reforçou que as capacitações dos profissionais da educação têm grande importância”.

Informação de qualidade ajuda a trabalhar o tema em sala de aula

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, deputado Vicente Caropreso, proponente do seminário, enfatizou a importância dos avanços científicos que são um dos motivadores dos eventos promovidos pelo colegiado tanto em Florianópolis quanto no interior. O deputado salientou que com esse seminário em Jaraguá do Sul, devido ao período eleitoral que se inicia, haverá uma paralisação deste tipo de promoção da Assembleia Legislativa de levar conhecimento aos profissionais da educação do Estado.

No seminário foram apresentadas estratégias clínicas que podem ser utilizadas no contexto escolar, além de ferramentas para melhor inclusão dos alunos atípicos. As palestras também tiveram como meta evidenciar os protocolos de observação clínica/pedagógica, proporcionar debate referente ao processo de inclusão escolar dentro das interfaces entre escola, clínica e família e práticas pedagógicas nos transtornos de neurodesenvolvimento.

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