Educação

Novo Ensino Médio começa nesta segunda-feira na região

Novo modelo se aplica apenas para quem inicia o ensino médio

06/02/2022

Por

Jornalista apaixonada por cultura e segurança pública

Novo Ensino Médio começa nesta segunda-feira na região

Divulgação

O Novo Ensino Médio parecia ser uma realidade distante, agora está bem perto. Ele começa efetivamente a ser implementado nesta segunda-feira (7), em todo o país. Em Santa Catarina, 120 escolas foram piloto para este novo modelo já em 2020 e, na região foram três escolas em Jaraguá do Sul, uma em Corupá e uma em Guaramirim.

Uma das mudanças desse novo ensino médio, é a carga horária que antes era de 800 horas anuais e agora passa a ser de no mínimo mil horas anuais. Além é claro, das seis aulas flexíveis.

De acordo com a coordenadora do novo ensino médio da região, Giovana Bassi Costa, Santa Catarina irá manter a base curricular normal como as disciplinas de português, história, matemática, inglês etc., mas também incluirá as flexíveis.

“O aluno irá aprender além do inglês outro idioma, terá disciplinas eletivas em que ele escolhe o que deseja conforme as condições que a escola pode oferecer e o projeto de vida”.

Em Jaraguá, somente duas escolas optarem pelo alemão como segunda língua, as demais oferecerão o espanhol.

Segundo o gerente de educação da regional de Jaraguá do Sul, Fernando Alflen, esse novo modelo permite que o aluno esteja mais preparado para escolher qual universidade irá cursar, por exemplo.

“Ele irá chegar na hora de escolher uma faculdade e não vai optar por medicina se ele gosta de matemática, por exemplo. Ele já terá uma noção do que prefere para escolher e chegar mais preparado”, afirma.

Projeto de vida – O projeto de vida se aplicado de maneira correta como comenta Giovana, fará a diferença na vida do aluno. “Muitos deles chegam ao ensino médio sem almejar nada, sem sonhos. Com o projeto de vida queremos que o aluno se conheça, saiba qual é a importância dele na sociedade e que ele projete sua carreira após a faculdade, pensando a longo prazo”, afirma.

Novo modelo se aplica apenas para quem inicia o ensino médio

O novo modelo do ensino médio exige uma preparação para os professores e, devido a pandemia foram ministradas capacitações online.

“Acredito que não foram suficientes, mas vai ser um processo e terá vários desafios. Tem professores que estão acostumados a trabalhar na sua caixinha e agora vai ser por área de conhecimento. A preparação vai se dar ao longo do processo”, diz a coordenadora do novo ensino médio da região, Giovana Bassi Costa.

O coordenador regional de Educação, Fernando Alflen explica que o novo modelo não será aplicado para os alunos que este ano ingressarão no segundo e terceiro somente. Somente para quem irá entrar no ensino médio. “Não tem como mudar a grade curricular no meio do caminho”, diz ele. Como ainda a rede estadual está em período de matrículas, os dados parciais indicam que o primeiro ano do ensino médio em Jaraguá terá aproximadamente dois mil alunos.

Foto: Banco de imagens JDV.

Giovana reforça dizendo que para cumprir a nova carga horária de mil horas anuais e 31 horas semanais, quem optar por fazer o ensino médio à noite, ao invés de três anos, como é o período normal, fará em quatro anos. “Não temos como estender as aulas e eles não podem ficar na escola após as 22 horas.

A expectativa de ambos os coordenadores são as melhores para o novo formato.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x