Saúde

Nunca teve Covid? Cientistas descobrem gene que pode bloquear infecção

De acordo com pesquisadores da Universidade de Oxford, três em cada 10 pessoas apresentam o segmento no DNA

18/10/2022

Desde o início da pandemia de Covid-19, cerca de 625 milhões de casos da infecção foram registrados em todo o mundo. Muitas pessoas até foram infectadas mais de uma vez. Porém, alguns sortudos nunca testaram positivo para a presença do coronavírus, principalmente depois que a vacinação começou — agora, a Universidade de Oxford, no Reino Unido, pode ter encontrado uma explicação.

Em um estudo publicado na revista científica Nature Medicine, os pesquisadores contam ter encontrado um gene que é responsável por potencializar a resposta imunológica do organismo depois da vacina. O HLA-DQB1*06 está presente em 30% a 40% da população mundial.

Segundo os cientistas, a proteção fortificada pode ser suficiente para que o organismo bloqueie o vírus e o paciente sequer chegue a desenvolver a infecção.

Para chegar à conclusão, os pesquisadores examinaram amostras de sangue de 1,6 mil adultos que tomaram a vacina da Pfizer/BioNTech ou da AstraZeneca. Parte dos indivíduos foi selecionado para fazer testes de Covid-19 toda semana por um ano depois de tomar a primeira dose do imunizante.

As pessoas que tinham o gene apresentaram mais anticorpos e tinham menor chance de ter a infecção no primeiro ano depois da injeção. “O estudo oferece evidências que a nossa composição genética é uma das razões pelas quais somos diferentes uns dos outros na resposta imune depois da vacina contra a Covid-19″, explica o professor Julian Knight, um dos responsáveis pela pesquisa.

 

Via Metrópole

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Notícias relacionadas

x