Brasil

O que vai acontecer com a antiga CNH?

Saiba o que vai acontecer com a antiga CNH e quais serão as mudanças e os novos prazos da Carteira de Habilitação.

11/09/2022

A nova CNH (Carteira Nacional de Habilitação) dos brasileiros chegou em 1° de julho e trouxe uma série de mudanças. Assim, a emissão está acontecendo de maneira gradativa para aqueles que precisam renovar, tirar segunda via ou obter o primeiro documento.

Vale destacar que as mudanças causaram impacto na vida dos condutores, tendo em vista que diversos deles pensaram que seria necessário substituir a versão antiga imediatamente, o que não é verdade. Portanto, a CNH antiga ainda é válida até o fim do prazo de validade de cada documento.

O que mudou na CNH?

Primeiramente, as mudanças na carteira de motoristas começam no visual, que agora virá com o fundo verde tradicional, mas incluirá novos detalhes em verde e amarelo. Além disso, abaixo da foto do condutor terá um quadro com pictogramas indicando os veículos que o motorista está habilitado a dirigir.

Ademais, a CNH contará com informações traduzidas em inglês e espanhol, seguindo o modelo internacional. O código MRZ (Machine Readable Zone), usado em passaportes, também fará parte do documento.

Sendo assim, vale destacar que o documento pode ser tanto na versão física, quanto na versão digital. Isto é, por meio de um QR Code, quem fizer a leitura pode ter acesso às informações necessárias sobre o condutor.

Segurança da nova CNH

A fim de dificultar a falsificação do documento, a nova Carteira de Habilitação inclui itens gráficos, como as notas de dinheiro. Além disso, a CNH virá com tinta fluorescente, um holograma na parte inferior e detalhes visíveis somente sob luz ultravioleta.

Novos prazos

Confira os novos prazos da CNH:

  • Condutores com menos de 50 anos devem renovar a CNH a cada 10 anos;
  • Condutores com idade entre 50 a 70 anos devem renovar a CNH a cada 5 anos;
  • Condutores com mais de 70 anos devem renovar o documento a cada 3 anos.

Assim, os novos prazos começam a valer a partir da emissão ou renovação do documento, ou seja, a data de validade atual presente no documento ainda é válida.

Via R7

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x