Variedades

O que veio primeiro: o ovo ou a galinha? Cientistas finalmente chegam a uma resposta

Novas pesquisas mostraram que algumas espécies que põem ovos podem ter evoluído de ancestrais que eram deram à luz filhotes vivos

15/06/2023

A famosa questão de quem veio primeiro, o ovo ou a galinha, finalmente foi respondida. Novas pesquisas conseguiram chegar a conclusão de que os primeiros ancestrais dos pássaros e répteis modernos deram à luz filhotes vivos, em vez de botar ovos. Assim: a galinha veio primeiro!

Cientistas da Universidade de Bristol descobriram que as espécies que põem ovos evoluíram daquelas que deram à luz mais como os humanos. Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.

O que veio primeiro: o ovo ou a galinha? — Foto: Unsplash
O que veio primeiro: o ovo ou a galinha? — Foto: Unsplash

Mas, os cientistas descobriram agora que os ancestrais da galinha podem não ter posto ovos, como se pensava anteriormente. Especialistas acreditavam que botar ovos com casca dura foi um papel crucial no sucesso evolutivo de espécies conhecidas como amniotas, há mais de 300 milhões de anos, incluindo mamíferos, lagartos, crocodilianos e pássaros. Porém, pesquisadores de Bristol e da Universidade de Nanjing, na China, descobriram agora que algumas espécies que põem ovos podem ter evoluído de ancestrais que eram vivíparos, ou deram à luz filhotes vivos.

O professor da Bristol Uni, Michael Benton, publicou um artigo na Nature nesta segunda-feira, 12, dizendo: “Podemos ter certeza de que muitos dos dinossauros colocaram ovos de casca dura no tempo evolucionário. Nossa pesquisa não muda isso, mas muda nossa suposição de que o ovo de casca dura foi uma ocorrência muito precoce que foi a chave para o sucesso dos amniotas. Havia mais diversidade de modos reprodutivos, especialmente a capacidade de reter os jovens por meio da retenção prolongada de embriões.”

Assim, aves modernas, crocodilos e tartarugas põem ovos quando o embrião ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. Cresce fora da mãe e eclode mais tarde. Os mamíferos mantêm seus embriões internamente, conhecidos como EER, permitindo que eles se desenvolvam dentro da mãe antes de nascerem vivos.

 

Fonte: Glamour

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x