Educação

“O retorno às aulas se dará com plena garantia de que não haverá mais contágio”, afirma secretária da educação

Volta às aulas em Jaraguá  dependerá das autoridades sanitárias do Estado

27/07/2020

Por

Quando as aulas retornam? Essa pergunta não tem resposta, ainda. Na sexta-feira à noite (24), durante a transmissão “JDV em Foco”, direto da redação do Jornal do Vale do Itapocu, com a participação da secretária municipal de Educação, Ivana Atanásio Dias, e do coordenador regional de Educação (Estado), Fernando Alflen, a pergunta foi inevitável e a resposta era esperada: “não sabemos”.

Segundo Ivana e Fernando, não será a Educação que dará a resposta, mas sim, as autoridades da Saúde vinculadas à Vigilância Epidemiológica.

Leia mais:

A crise sanitária internacional da Covid-19 está no epicentro e afeta a todos, indistintamente. “O retorno às aulas presenciais se dará com as plenas garantias de que não haverá mais contágio para alunos, professores e equipes das escolas”, pontuou Ivana, com a concordância do colega da rede estadual, Fernando Alflen.

A suspensão das aulas seguem até 7 de setembro. Poucos acreditam que as aulas recomecem depois dessa data, considerando as dezenas de casos de contaminados que ocorrem diariamente e também de mortes em decorrência do coronavírus.

Existe também o temor dos pais. A tendência é que as atividades sigam remotas para completar as 800 horas/aulas mínimas recomendadas, por tempo indeterminado, até que haja segurança para o retorno presencial.

A pandemia tem sido um aprendizado para todos na Educação. Desde 17 de março, com a suspensão das aulas, as escolas tiveram de se reinventar, para o uso da tecnologia. “Os professores e equipes da Educação são guerreiros, repassando e recuperando conteúdo do currículo e também avaliando o retorno dado pelos alunos”, registra Ivana.

O modelo remoto continua indefinidamente até a pandemia passar. O momento segue com cuidados máximos para evitar a infecção da Covid-19, mas sem se descuidar do aprendizado.

Notícias relacionadas

x