Bem Estar

O turismo internacional no Brasil está quebrando recordes em 2023

O turismo internacional já trouxe para o Brasil cerca de R$ 22,1 bilhões somente nos oito primeiros meses do ano

13/10/2023

Com o fim da pandemia de coronavírus e a volta dos visitantes estrangeiros, o turismo internacional está quebrando recordes no ano de 2023. Somente em agosto, gastou-se 657 milhões de dólares, o equivalente a 3,2 bilhões de reais no Brasil. Este é o maior valor registrado para o mês nos últimos 28 anos.

 

As informações são da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur). Os dados ainda apontam que, somente nos primeiros oito meses do ano, o turismo internacional trouxe para o país 22,1 bilhões de reais. Este número é 7,5% maior que no ano de 2019, antes da pandemia, e 38% maior que em 2022.

 

Estrangeiros no Brasil

 

O número de estrangeiros que visitaram o Brasil somente nos oito primeiros meses do ano já é 112% maior que o registrado em 2022. Entre as principais nacionalidades que têm como destino o Brasil, estão os argentinos, com 1,4 milhão de pessoas. Seguidos dos estadunidenses, com 436,5 mil pessoas, e dos paraguaios, com 289,7 mil turistas.

 

Um dos motivos que pode explicar essa grande quantidade de turistas no Brasil é a desvalorização do real. Em comparação com moedas mais fortes como o dólar, o euro e a libra, vem perdendo força nos últimos anos. Por esse motivo, o Brasil vem se tornando um destino mais barato para muitos estrangeiros.

 

Principais destinos no Brasil

 

O Brasil é um país que possui uma diversidade enorme de biomas, como Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pampa e Pantanal, que atraem muitas pessoas que buscam o turismo ecológico. Além disso, a riqueza cultural do país, atrelada a hospitalidade do brasileiro, chama a atenção dos turistas estrangeiros.

 

Segundo dados da  Gerência de Informação e Inteligência de Dados da agência federal, em parceria com o Ministério do Turismo e a Polícia Federal, as principais portas de entrada para o turismo internacional no Brasil são os estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná e Santa Catarina.

 

Tipos de turismo

 

Existem muitos motivos para os turistas visitarem o Brasil, e a divisão da atividade turística é feita de acordo com a intenção do deslocamento para determinada região, ou seja, o motivo que leva uma pessoa sair de sua cidade para visitar outro estado ou país. Entre os principais tipos de turismo, estão:

 

  • Turismo recreativo: Principalmente associado a descanso, divertimento ou entretenimento;
  • Turismo de negócios: São viagens realizadas com objetivo de fechamento de negócios, acordos, estabelecimento de parcerias ou reuniões de trabalho com outros indivíduos, empresas, associações ou indústrias;
  • Turismo cultural: É quando o deslocamento está atrelado ao conhecimento cultural de determinada região, como o contato direto com costumes e tradições, além do conhecimento de história, arte e eventos culturais;
  • Turismo ecológico: Um dos pontos fortes do Brasil, o turismo ecológico tem como principal objetivo dos visitantes o contato com a natureza local, além de atividades  e esportes ligados a natureza;
  • Turismo religioso: É a peregrinação de determinados grupos a locais considerados sagrados ou que tenham ligação histórica com a fé;
  • Turismo de saúde: Quando pessoas buscam tratamentos médicos específicos em determinadas regiões, ou visitam locais que podem auxiliar em tratamentos como fontes termais, spas, piscinas naturais, entre outros.

 

A importância do turismo internacional para o desenvolvimento do Brasil

 

Com o número de turistas voltando a crescer no Brasil, o desenvolvimento econômico de muitas regiões também pode se beneficiar. O turismo, quando bem trabalhado, pode ajudar a gerar inúmeros empregos, além de ser a fonte de renda de muitas cidades e municípios.

 

Setores como comércio, hotelaria, bares, restaurantes e o setor de aluguel de carro são altamente beneficiados com a retomada do turismo internacional, além de inúmeros trabalhadores autônomos, como guias turísticos, vendedores e artesãos locais, que muitas vezes têm como sua principal fonte de renda a venda para turistas.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? Participe do nosso grupo de WhatsApp ou Telegram!

Siga nosso canal no youtube também @JDVonline

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x