Geral

Onésimo Sell assume o Samae e anuncia formação de Comitê

Onésimo assume no meio da polêmica da instalação da CPI instaurada pela Câmara de Vereadores, para apurar possíveis irregularidades, mas disse que será transparente e acessível em todas as questões

06/07/2022

Por

Onésimo Sell assume o Samae e anuncia formação de Comitê

F.J.Brugnago

O vereador Onésimo Sell, agora licenciado, é o novo diretor-presidente do Samae. Ele assumiu na manhã de ontem (5), durante coletiva com a imprensa na sede da autarquia. Onésimo assume no meio da polêmica da instalação da CPI instaurada pela Câmara de Vereadores, para apurar possíveis irregularidades, mas disse que será transparente e acessível em todas as questões.

“Assumo para fazer gestão, dividindo responsabilidades para multiplicar os resultados”, disse.

O prefeito Jair Franzner não se fez presente devido a um forte resfriado. A coletiva foi conduzida pelo chefe de gabinete João Antônio Berti, pelo procurador do Município, Benedito Noronha, pelo secretário de Administração Douglas Antônio Conceição e pelo novo presidente, Onésimo Sell.

João Berti disse que o prefeito está incomodado com a situação envolvendo a autarquia, que, indiretamente acaba prejudicando os servidores que têm um trabalho exemplar, com citações pejorativas nas redes sociais e em outros canais.

“Apesar da polêmica, os trabalhos correm iguais em todas as áreas da autarquia, sem prejuízos aos usuários”, disse.

Foi anunciado que por meio da Secretaria de Transparência e Integridade Pública, estão sendo analisados 42 contratos entre o Samae e fornecedores, afora isso, existem mais 14 sindicâncias em trâmite, mais procedimentos adotados conforme orientação do Ministério Público Federal e instauração da CPI pela Câmara de Vereadores.

Além disso está sendo criado o Comitê Permanente de Monitoramento do Samae, formado por representantes da autarquia, da Secretaria de Transparência, da Subseção da OAB-SC, da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul e da ARIS – Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento.

Com a assunção do novo diretor-presidente, Onésimo Sell, o Comitê será efetivado. Ele vai se reunir uma vez por mês para analisar os resultados financeiros, investimentos e questões internas de modo isento, assegurando mais transparência nas ações da autarquia.

Novo gestor quer acelerar sindicâncias e colaborar com as investigações

Onésimo José Sell é graduado em Administração em Gestão Empresarial; Pós-Graduado em MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável. Já atuou como diretor e secretário de Obras e Serviços Públicos na Prefeitura de Jaraguá do Sul e foi gerente Regional do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina.

F.J.Brugnago

Ele disse que atendeu o convite por solicitação do prefeito Jair Franzner. “Sem dúvida eu analisei muito para aceitar a convocação do prefeito Jair, pois estava em pré-campanha a deputado estadual e exercendo o mandato na Câmara de Vereadores”, afirmou, acrescentando estar incomodado com a atual situação de ataques e o constrangimento que estão enfrentando servidores da autarquia.

“Vamos cessar todas essas questões, com muita seriedade e transparência, valorizando os servidores do Samae, que trabalham para levar água potável de qualidade e manter em dia os serviços de saneamento no município”, disse ele. O novo presidente destacou ainda ser de extrema importância a continuidade das apurações.

“Vamos acelerar todas as sindicâncias, requisitar celeridade da análise dos contratos por parte da Secretaria de Transparência, selecionar e enviar todos os documentos e informações solicitadas pelo Ministério Público de forma imediata. Assumo o Samae para fazer o certo, para fazer o Samae ter sua imagem preservada, fazer economia de dinheiro público e, principalmente, levar serviço de qualidade aos munícipes”, encerrou.

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x