Saúde

Os lanchinhos ‘disfarçados’ de saudáveis que podem arruinar a sua dieta

Nutricionista elenca quais alimentos são vilões da alimentação saudável e dá dicas para substituir os lanchinhos rápidos do dia a dia

11/01/2023

Quando a fome bate no meio do dia e em plena correria, muita gente aposta em lanches fáceis e aparentemente saudáveis, mas que podem, na verdade, arruinar qualquer dieta. Barrinhas de cereal, iogurte e produtos integrais passam como ótimas opções à primeira vista, no entanto, muitas vezes escondem armadilhas.

Geralmente os chamados ‘lanchinhos rápidos’ são ultraprocessados e têm uma série de ingredientes prejudiciais para a saúde, como açúcar em excesso e conservantes, itens que podem aumentar os níveis de gordura e alterar o colesterol e a glicose.

Segundo a nutricionista Luana Petry, a primeira dica para não consumir lanches que são vilões da alimentação saudável é prestar atenção aos rótulos.

“Cookies integrais, por exemplo, apesar do nome ter ‘integral’ na lista de ingredientes tem muito mais farinha de trigo refinada do que integral. Ainda são ricos em açúcar para conseguir balancear sabor e textura”, explica.

A mesma situação ocorre com boa parte das barras de cereal que, além de cheias de açúcar, são ricas em xaropes. Outro alimento que parece inofensivo, porém tem grande quantidade de açúcar na composição é o iogurte com sabor.

Mas então os lanchinhos estão proibidos?

A nutricionista explica que, apesar de evitar os alimentos que parecem saudáveis mas não são, é necessários fazer lanches entre as refeições principais para evitar exageros no almoço ou jantar.

“Quem toma café da manhã muito cedo, por exemplo, precisa comer algo durante a manhã porque se não a tendência é comer muito no almoço”, lembra.

Segundo Luana, isso ocorre porque quando há um consumo maior de calorias em uma única refeição, aumenta a predisposição para vários fatores como ganho de peso e diabetes por conta de uma série de reações metabólicas que acontecem no organismo.

“O ideal é fracionar as refeições ao longo do dia, no mínimo quatro e, dependendo do horário que a pessoa acorda, cinco”, esclarece.

Dicas para escapar das armadilhas

Para a nutricionista, o ideal é tentar consumir proteínas nos lanches intermediários, o que facilita a saciedade e melhora a recuperação muscular, no caso de quem faz exercícios físicos com frequência.

Luana elenca como opções saudáveis, práticas e gostosas os lanches feitos em casa, como panqueca de banana, pão com ovos e o chamado ‘bolinho maromba’, que é produzido com frango e batata doce.

Outras alternativas são frutas combinadas com castanhas, torradinha com patê, sanduíche natural, chips de legumes assados feitos em casa (e sem excesso de sal) e biscoitos de banana com aveia.

Conteúdo original publicado por ND+

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Notícias relacionadas

x