Saúde

Pacientes acamados e suas famílias recebem atendimento no domicílio em Jaraguá

Quem avalia se há necessidade de visita domiciliar é a equipe do posto de saúde. Para solicitar uma visita, basta comparecer no posto de saúde mais próximo da residência e informar a necessidade

03/02/2020

Dona Clarinda Eichinger moradora do bairro Jaraguá 84, tem 81 anos. Aos 71 sofreu um AVC. De lá pra cá a senhora que era conhecida na vizinhança pela sua vida ativa, andando de bicicleta de um lado para outro, passou a ficar de cama, ainda mais depois de uma queda que resultou na fratura da bacia. Pela sua condição, Clarinda recebe visita domiciliar da equipe da unidade básica de saúde do Jaraguá 84 periodicamente. A médica e a equipe de enfermagem avaliam o estado de saúde da paciente, se tem escaras, verificam sua saúde pulmonar.

A filha Fátima Eichinger Saes, 33 anos, conta que se sente amparada por receber a equipe de saúde para ver sua mãe. “Dessa forma a gente sabe se está fazendo tudo certo, recebe orientação. É muito bom”, diz. A equipe do Jaraguá 84 realiza visita domiciliar todas as sextas-feiras.

Juntas, as unidades básicas de saúde e o Serviço de Atendimento Domiciliar da Secretaria de Saúde de Jaraguá realizaram no ano passado mais de oito mil visitas domiciliares em todo o município. Isso sem contar as visitas dos agentes comunitários de saúde (3.128 visitas). O Serviço de Atendimento Domiciliar, com sede no bairro Amizade, cuida dos casos mais complexos, como pacientes com sondas, ventilação mecânica, Bipap, com necessidade de fisioterapia pulmonar, neurofuncional.

Contando apenas as visitas do SAD a esses pacientes, foram 6.707 visitas, sendo 1.354 consultas médicas domiciliares, 3.974 atendimentos de enfermagem e 1.379 atendimentos de fisioterapia. Fazem parte da equipe do SAD um médico, um enfermeiro, dois fisioterapeutas e três técnicos de enfermagem.

Quem avalia se há necessidade de visita domiciliar é a equipe do posto de saúde. Para solicitar uma visita, basta comparecer no posto de saúde mais próximo da residência e informar a necessidade. Os profissionais das visitas domiciliares realizam esse trabalho uma vez por semana.

Por

Notícias relacionadas

x