Sem categoria

Papa João Paulo I será beatificado no domingo

Jaraguaenses vão acompanhar a cerimônia na Praça São Pedro

02/09/2022

O Papa Francisco vai beatificar João Paulo I no domingo, 4 de setembro, na Praça São Pedro, a partir das 10h30 na Itália, 5h30 no horário de Brasília, com transmissão ao vivo em vários canais católicos internacionais, entre eles do Vatican News em seis idiomas, inclusive, com comentários em português. A comunidade na terra natal do Papa Sorriso, em Canale D’Agordo, vai poder acompanhar a celebração em telões que serão instalados na Praça Papa Luciani.

Na Praça São Pedro, cinco jaraguaenses ligados à Chiesetta Alpina estarão presentes. Em preparação à cerimônia de beatificação, a comunidade também fará uma vigília de oração a partir das 20h30 locais do sábado (3), na
Igreja de São João Batista, em Canale D’Agordo, terra natal de Albino Luciani.

Uma vigília que se repete em Roma, mas a partir das 18h30, na Basílica de São João de Latrão, presidida pelo cardeal Angelo De Donatis, vigário geral de Sua Santidade para a diocese de Roma. Na Basílica, que custodia
a Cátedra do Bispo de Roma, João Paulo I tomou posse em 23 de setembro de 1978. Ainda como parte da programação festiva de beatificação, o Museu e a Casa Natal de Albino Luciani – sempre em Ca nale D’Agordo – ficarão abertos para visitação com horário da manhã até o final da tarde, sem fechar no almoço.

Na tarde do domingo seguinte, 11 de setembro, na Praça Papa Luciani, na terra natal do já beato, será realizada missa solene de Ação de Graças na presença dos bispos da região italiana do Vêneto. O evento será transmitido ao vivo na página da Paróquia Canale e Vallada no Facebook.

 

Jaraguaenses vão acompanhar a cerimônia na Praça São Pedro

Para acompanhar as cerimônias de beatificação do Papa Sorriso (Albino Luciani), estão em Roma um grupo de Jaraguá do Sul vinculado ao monumento religioso dedicado aos imigrantes e consagrado a João Paulo I, a Chiesetta Alpina.

No grupo estão Iria Tancon, parente direta do futuro beato, mais os casais Vicente e Florilda Donini, Moacyr Sens e esposa Cíntia Chiodini. O Papa Luciani comandou a Igreja Católica por apenas 33 dias, de 26 de agosto de 1978 até a sua morte, no dia 28 de setembro.

A comitiva jaraguaense participará também das homenagens que serão prestadas ao ‘Papa Sorriso’ em sua terra natal – Canale d’Agordo -, na província vêneta de Belluno, no dia 11 de setembro. Luciani será beatificado com a confirmação do primeiro milagre, mas a canonização dependerá de outro evento extraordinário comprovado, um segundo milagre.

 

TV Evangelizar trará programa especial

A TV Evangelizar preparou para domingo um programa especial no dia da beatificação de Albino Luciani, o Papa João Paulo I. Comandado pelo Padre Anísio Schwirkowski, SCJ, boa parte das imagens e infomações foi colhida na Chiesetta Alpina, em Jaraguá do Sul, durante entrevista com uma das mentoras do monumento à fé do imigrante, Iria Tancon, parente próxima do beato.

O programa será apresentado no dia 4, às 14h30min, na TV Evangelizar.

 

 

Notícias relacionadas

x