Esportes

Parajesc: Jaraguaenses brilham e somam oito medalhas de ouro no torneio

A edição 2023 do Parajesc iniciou na quinta-feira (11) e vai até domingo (14)

13/05/2023

Marcélli Vitoria Tomazi, de 15 anos, e Maurício de Souza Junkes, de 16 anos, integrantes da Associação Paradesportiva de Jaraguá do Sul (APJ/Secel), deram show na 12ª edição dos Jogos Escolares Paradesportivos de Santa Catarina (Parajesc), em Itajaí.

Acompanhado pela técnica Verônica Paciello Matile, Mauricio que é portador de osteogênese imperfeita, brilhou na natação ao conquistar cinco medalhas de ouro: nos 50m livre, 100m costas, livre, peito e borboleta.

Com isso, ele aumenta sua galeria de conquistas na competição, já que na edição do ano passado, em Blumenau, levou quatro ouros, além de ficar com uma prata e bronze na fase nacional, as Paraolimpíadas Escolares Brasileiras.

“O Maurício melhorou seu desempenho e agora estamos na expectativa de participar da seleção catarinense que irá para São Paulo, na regional 3 das Paraolimpíadas Escolares”, destaca Verônica.

Já Marcélli, deficiente visual que é treinada e guiada por Vanderlei Augusto Gessner, foi campeã nos 100m e 400m rasos e no lançamento de disco. A primeira participação dela na etapa estadual da competição foi em 2021, quando garantiu um ouro e uma prata.

“Feliz pela evolução técnica que a Marcélli vem apresentando a cada competição.  Conseguiu melhorar suas marcas, motivando a buscar melhorar seu rendimento nas provas. Também estamos com a expectativa de participar da seleção catarinense para o regional em São Paulo”, declara Vanderlei.

A edição 2023 do Parajesc iniciou na quinta-feira (11) e vai até domingo (14), reunindo cerca de 400 paratletas com idades entre 11 a 18 anos nas modalidades de atletismo, natação, tênis de mesa, bocha paralímpica e basquete em cadeira de rodas, divididas em deficiências física (DF), intelectual (DI) e visual (DV).

A etapa regional Sul/Sudeste das Paraolimpíadas Escolares ocorre de 5 a 9 de setembro, em São Paulo. Além dos catarinenses, a competição terá a participação das seleções do Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Rio Grande do Sul e do Espírito Santo.

A regional Sul das Paraolimpíadas Escolares será seletiva para a etapa nacional da competição, prevista para ocorrer entre os dias 27 de novembro a 2 de dezembro, também na capital paulista.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Sou Felipe Junior, jornalista formado, na Universidade Regional de Blumenau (Furb), pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Multimídias, na Anhembi Morumbi, em São Paulo.

Notícias relacionadas

x