Geral

Parceira vai disponibilizar espaçadores artesanais grátis

Os espaçadores são muito utilizados na aplicação de aerossóis, especialmente em crianças e adultos impossibilitados, já que há a necessidade de coordenação entre o disparo e o início da inspiração

16/10/2019

Por

Parceira vai disponibilizar espaçadores artesanais grátis

Uma parceria público-privada vai disponibilizar gratuitamente espaçadores artesanais para o tratamento de bronquite asmática em Jaraguá do Sul. Já nesta semana o espaçador, confeccionado com garrafa PET, filme metálico e esparadrapo, será distribuído na farmácia básica e, a partir de novembro, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), segundo a gerente de Atenção Básica, Silvia Bonatto Curty.

Os espaçadores são muito utilizados na aplicação de aerossóis, especialmente em crianças e adultos impossibilitados, já que há a necessidade de coordenação entre o disparo e o início da inspiração. Os confeccionados com material alternativo têm a mesma eficácia dos modelos industrializados, garante um dos idealizadores do projeto, o médico do Posto de Saúde do Amizade, José Jorge Magris Fernandes.

Ele e o cirurgião cardíaco, Thales Cantelle Baggio, da Estácio, desenvolvem o projeto. A eletrostática do plástico, que atrai partículas da medicação para sua superfície, foi resolvida com o uso de filme metálico (de alumínio), explica Fernandes, que também é especialista em medicina da família, professor e coordenador de residência médica da Faculdade. “A blindagem eletrostática reduz as perdas do medicamento consideravelmente”, finaliza. Em Jaraguá do Sul, o preço praticado nas farmácias varia de R$ 25,00 a R$ 70,00, o que acaba se tornando um problema para a população com maior vulnerabilidade social.

Notícias relacionadas

x