Geral

Paróquia Luterana da Barra do Rio Cerro completa o centenário

No final de semana aconteceu o ponto alto das celebrações com um culto festivo de gratidão a Deus

06/07/2022

Por

Paróquia Luterana da Barra do Rio Cerro completa o centenário

Divulgação

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana Barra do Rio Cerro está comemorando o centenário. No final de semana aconteceu o ponto alto das celebrações com um culto festivo de gratidão a Deus. O templo lotou com a participação de 620 pessoas. Estiveram presentes autoridades civis e eclesiásticas. Entre elas a Pastora Presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Silvia Beatrice Genz, a secretária do Ministério com ordenação da IECLB a Pastora Ruth Musskopf, o Pastor Sinodal do Sínodo Norte Catarinense Dr. Claudir Burmann, o presidente do Conselho Sinodal Roberto Luís Carneiro e outros ministros e ministras e representantes religiosos das igrejas Católica e da IELB.

(Foto: Divulgação)

O prefeito José Jair Franzner, o vereador Jonathan Reinke representando a Câmara Municipal, e Cláudia Siewerdt representando a escola onde a igreja luterana nasceu na Barra, a atual Escola Gertrudes Steilein Milbratz.  Também pessoas representantes das outras comunidades da Paróquia da Barra e das Paróquias vizinhas.

(Foto: Divulgação)

O culto foi conduzido em conjunto com o P. Sinodal Claudir e Pastora Presidente Silvia – que fez a pregação da palavra -, e pastores da Paróquia Elpídio Carlos Hellwig e Marli Seibert Hellwig. O tema da pregação foi “Vocês são o sal da terra”. O culto transmitiu uma bela mensagem e hinos acompanhados por instrumentistas, grupos de canto Unidos em Cristo, Alegria em Cristo, coral de Rio Cerro e trombonistas de Schroeder e também das crianças do Culto Infantil.

(Foto: Divulgação)

Depois do culto houve a cerimônia com homenagens e palavra livre para autoridades, ex-ministros, ex-presidentes da Paróquia. Houve agradecimento à comissão que organizou as diferentes atividades pelos 100 anos, e aos grupos que aceitaram o desafio da Ação 100.

(Foto: Divulgação)

Ao meio dia foi servido o almoço, preparado por equipes das quatro comunidades da Paróquia.

“Tudo aconteceu de uma forma tranquila, participativa e bonita. Um dia digno de ser lembrado na história de Jaraguá do Sul e da Igreja como um todo”, resume a Pastora Marli Hellwig.

(Foto: Divulgação)

Cultos iniciais eram realizados na antiga Escola Rio da Luz I

Nos anos 1890 a 1899 vieram os primeiros imigrantes alemães luteranos para a região e com isso começaram a se formar as primeiras comunidades de Rio da Luz, Rio Cerro e Rio da Luz Alto, as quais estavam integradas a Paróquia Jaraguá. Os cultos eram celebrados na antiga Gemeindeshule Rio da Luz I – hoje Escola Municipal de Ensino Básico Gertrudes Steilein Milbratz.

(Foto: Divulgação)

Com o passar dos anos a Paróquia Jaraguá foi ficando muito grande, razão pela qual decidiu-se formar as Paróquias Jaraguá I e Jaraguá II.

Em 1º de julho de 1922 é formada a Paróquia Jaraguá II com sede na entrada do Vale do Rio da Luz, hoje chamada de Barra do Rio Cerro. O comerciante Wilhelm Weege doou as terras para a construção da nova sede paroquial.

A Paróquia e suas comunidades foram crescendo e veio à necessidade de uma nova subdivisão que deu origem a outras duas Paróquias: Rio Cerro em 1995 e Bom Samaritano em 2012.

(Foto: Divulgação)

Atualmente a Paróquia Barra do Rio Cerro é composta pelas Comunidade Cristo Salvador, Comunidade da Paz, Comunidade Apóstolo Paulo, Comunidade Apóstolo Pedro e ponto de pregação Salão Barg.

Paróquia realiza intensa atividade missionária em suas Comunidades

De acordo com a Pastora Marli, “a Paróquia com suas comunidades realiza uma intensa atividade missionária por meio de lideranças e ministros comprometidos com o Evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. As comunidades da Paróquia têm uma variada programação que visa oferecer espaço e atividades para diferentes gerações”.

(Foto: Divulgação)

E segue: “Nesta história há muitas experiências e vivências de fé, aprendizado, amadurecimento, doação e superação. E desafios que se tornaram oportunidades motivadas pela fé. A Paróquia quer seguir fazendo e sendo história; seguir o chamado de Deus para o testemunho do Evangelho de Jesus Cristo”.

(Foto: Divulgação)

Todo o empenho, as atividades e encontros que são realizados visam fazer chegar às pessoas o abraço amoroso de Deus de tal maneira que se sintam abençoadas, consoladas, animadas e desafiadas a aceitar o convite de Cristo para ser sal e luz no mundo.

(Foto: Divulgação)

“Venha você também se integrar nesta missão de viver o batismo e exercer o sacerdócio, o sacerdócio das pessoas que creem e que buscam viver em fé e comunhão”, convida.

Finalizando, registra que “a Paróquia é grata a Deus por sempre ter guiado as pessoas membros, ministros, ministras, e as lideranças desta Paróquia e Comunidades nestes 100 anos de história. Seguiremos confiando no agir de Deus em nossas vidas.  A Paróquia convida você a participar da história dos próximos 100 anos, atendendo ao chamado de Cristo, sendo sal e luz no Mundo”.

(Foto: Divulgação)

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

 

Notícias relacionadas

x