Colunas

Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Nereu Ramos – Jaraguá do Sul-SC

Fruto da dedicação e zelo do Padre Antônio Echelmeyer, que foi sepultado no interior da igreja, teve outras duas versões.

20/08/2021

Por

Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Nereu Ramos – Jaraguá do Sul-SC

Inaugurado em 15 de agosto de 1952, o templo dedicado à Nossa Senhora do Rosário, em Nereu Ramos (Jaraguá do Sul), fruto da dedicação e zelo do Padre Antônio Echelmeyer, que foi sepultado no interior da igreja, teve outras duas versões. 

A primeira construção, nos fins do século 19, era de madeira. A segunda, de 1918, de alvenaria. Até se chegar ao prédio atual, construído entre os anos de 1946 e 1952 e que em 2022 completará 70 anos. A foto que ilustra esse texto é da década de 1970. (Fonte: Paróquia Nossa Senhora do Rosário/Nereu Ramos).

CURIOSIDADES

*A onça-pintada ou jaguar, também conhecida como onça-preta, é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos felídeos encontrada nas Américas. É o terceiro maior felino do mundo, após o tigre e o leão, e o maior do continente americano.

*As manchas ou o conjunto de pintas das onças são únicos? Elas são como as nossas impressões digitais e, levando em conta as pintas, não existe duas onças iguais. Inclusive, essa é uma das formas de identificação dos animais usada por muitos pesquisadores que estudam a espécie.

*Os filhotes de onças-pintadas nascem cegos e totalmente dependentes da mãe. E só com duas semanas de vida é que eles abrem os olhos. Eles também mamam até os dois meses de idade e, só após desse tempo é que começam a comer carne.

* Essa espécie de felino pode alcançar um comprimento total de até 2,70m, pesando até 158 kg. A onça-pintada se destaca como o maior felino das Américas. Ela também é o terceiro maior do mundo, ficando atrás apenas do leão e tigre.

* No dia 29 de novembro é comemorado no Brasil o dia da onça-pintada. A data, que foi oficializada em outubro de 2018, visa aumentar a conscientização sobre os desafios para a conservação desse felino que está ameaçado de extinção.

Este curioso anúncio de 1937 mostra como em tempos passados os cuidados com os dentes eram diferentes, bem como os cuidados com a higiene. A Pasta Odol abominava a prática de “arear os dentes”, apontando para a danificação dos esmaltes dos dentes. Eles recomendavam o produto para limpar os dentes e manter a higiene. 

Brasil José Carlos Queirolo, de apelido Torresmo, morreu em São Paulo no dia 19 de agosto de 1996, aos 78 anos de idade. Nascido em 4 de abril de 1918, em Espirito Santo do Pinhal (SP), seus pais eram donos do Circo Irmãos Queirolo, conhecido em todo o país. Torremo foi palhaço, ator de teatro, cantor de tangos, além de tocar saxofone e violino.

Hoje, no Brasil, é lembrado o Dia do Artista de Teatro, do Ciclista e do Historiador

 

Notícias relacionadas

x