Santa Catarina

Parque Religioso Santuário Nossa Senhora de Lourdes

O Santuário foi construído no morro da Gruta, com o intuito de proporcionar aos fiéis um local para refletir sobre a Palavra e os Ensinamentos de Deus

17/12/2022

O Parque Religioso Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor foi construído em homenagem à Santa Padroeira dos Enfermos. O local foi idealizado pelo empresário Silvio Prim, dada por sua devoção à Nossa Senhora de Lourdes e seu desejo de prestar essa homenagem à Santa e ao município de Ituporanga, que acolhe peregrinos na Gruta de Nossa Senhora de Lourdes desde 1949.

A ideia inicial era apenas a construção da estátua e, aos poucos, outros símbolos religiosos passaram a integrar o projeto. Além do monumento em homenagem à Nossa Senhora de Lourdes, o local passou a contar com uma cruz, representando a devoção a Jesus Cristo, e um terço suspenso, como forma de representar o poder da oração.

O Santuário foi construído no morro da Gruta, com o intuito de proporcionar aos fiéis um local para refletir sobre a Palavra e os Ensinamentos de Deus, fundamentada nas Sagradas Escrituras, independente de classe social, nacionalidade, sexo, raça, cor e crença religiosa.

 

Imagens Franciel Imagens Aéreas

 

Peregrinação

O Santuário Nossa Senhora de Lourdes e do Louvor será o ponto de partida da rota de peregrinação Caminho do Louvor, que vai ligar Ituporanga até o Santuário de Santa Paulina em Nova Trento.

São 130 quilômetros de caminhada entre os santuários e uma expectativa de fazer o trajeto em cinco dias de peregrinação, passando pelos interiores de Ituporanga, Imbuia, Vidal Ramos, Leoberto Leal e Nova Trento.

 

O terço do Santuário de Ituporanga

Ele possui dimensões enormes, como por exemplo seus 40 metros de altura dos pilares de sustentação, contando com 5 seções de pilar com 8 metros de altura cada, que foram emendadas uma em cima da outra! Sua fixação foi feita utilizando 12 chumbadores em cada emenda e solda, em todo seu perímetro, com dimensões de 1mx1m de largura! E pasmem, possuindo aproximadamente 100 toneladas cada um deles (25 toneladas a mais que toda a estrutura da cruz). Para deixar esses gigantes de pé, sua estrutura conta com com 2 blocos de concreto, com 12 estacas escavadas de 12 metros de profundidade cada.

Ao todo para montar os pilares, foram 10 dias (1 dia cada seção de pilar de 8 metros), após a finalização da montagem dos pilares, demos início a montagem das esferas dos terços, que foram dadas de presente pelo Sr. Arlindo Sebold, proprietário da @bold_brasil! Foram desenvolvidas essas esferas em acrílico em 2 diâmetros diferentes, 50cm e 70cm respectivamente. Dentro de cada uma delas, foi instalado um sistema de iluminação RGB, totalmente interligados que podem ser controladas por um aplicativo de celular, podendo ser escolhida a cor desejada para o terço.

Para prender as esferas nos lugares, passamos cabos de aço inox que ligam um pilar ao outro, e os tensionamos, afim de dar estabilidade ao terço quando tem rajadas de ventos fortes! Nesses cabos de aço, penduramos as esferas que são travadas da seguinte forma: cada esfera possui 2 arcos de aço inox, um de cada lado de uma saliência que ela possui, para prendê-la (como podem ver no vídeo), e esses arcos são presos nas correntes de inox.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Por

Editora, analista SEO e responsável pelo conteúdo que escreve. Atenta aos conteúdos mais pesquisados do país.

Notícias relacionadas

x