Jaraguá do Sul

Pedro Donini cria mini acervo pessoal e mostra o seu legado à história

O mini acervo pessoal faz parte do seu legado para a história da cidade

30/03/2023

No final de outubro de 2022 foi lançado o livro “Pedro Donini – a história de um realizador”, uma publicação inspiradora e que mostra a trajetória de um empreendedor raiz, nascido em berço simples, mas que conquistou sucesso como empresário pela força do trabalho, superação, determinação e foco no que queria, transformando uma fábrica de chapéus numa gigante no ramo da malha, a Marisol.

Donini é um homem metódico, avesso aos holofotes, mas sempre teve grande amor pela cidade e respeito aos colaboradores, que o tem como um patrão humano, compreensivo, justo e que valoriza o trabalho. Mesmo fora da atividade empresarial, continua como uma referência em Jaraguá do Sul e muito admirado pelos ex-colaboradores e comunidade, pela cordialidade e urbanidade com que os tratam.

O fundador da Marisol narra em seu livro de 284 páginas, lançado em 24 de outubro do ano passado, toda a sua história. As imagens, objetos, documentos e recortes que contam a sua trajetória e da Marisol durante décadas, se transformaram em um mini acervo em seu apartamento, dispostos em painéis e expostos em bancadas. Quadros com a linha do tempo pessoal e empresarial também emolduram o ambiente.

O algodão bruto e a palha de trigo, matérias primas para a fabricação dos produtos podem ser observadas também, assim como as primeiras máquinas, réplica da Kombi que transportava as mercadorias, tronco de madeira de onde se extraia a palha para confeccionar as tranças utilizadas nos chapéus, algumas condecorações e homenagens e um trombone do tempo em que era músico. 

Tudo isso dispostos em ambiente privilegiado do seu apartamento que foram mostrados para alguns ex-colaboradores da Marisol que trabalharam diretamente com ele e pessoas próximas, esta semana. O mini acervo pessoal faz parte do seu legado para a história da cidade, da industrialização, e da atividade social e cultural das entidades que integrou e que ajudou a construir e manter.Não é aberto ao público.

 

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp

Por

Estudante da 5ª fase de Design, curiosa por natureza e apaixonada pelo que faz.

Notícias relacionadas

x