Guaramirim recebe Selo Diamante de transparência pública
Guaramirim recebe selo Diamante pela primeira vez. Foto: captura de tela
A Prefeitura de Guaramirim atingiu 99,38% de conformidade no Programa Nacional de Transparência Pública, alcançando, pela primeira vez, o nível necessário para receber o Selo Diamante — a mais alta certificação do programa. O município saltou de 62,37% em 2024 (nível intermediário) para um patamar de excelência em 2025.
A nota já foi validada pelo Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC), embora o resultado final ainda dependa da análise de recursos. Mesmo assim, os números colocam Guaramirim entre os municípios mais transparentes do estado. Como comparação, São Bento do Sul, que liderou o ranking catarinense em 2024, teve 98,76% de conformidade.
Força-tarefa iniciou virada em janeiro
O salto nos indicadores é fruto de uma força-tarefa iniciada em janeiro de 2025, coordenada pela Secretaria de Transparência e Controle, com apoio de todas as secretarias municipais. A equipe se baseou no modelo de São Bento do Sul e passou a implementar melhorias para atender integralmente às exigências do programa nacional.
Entre as ações realizadas até o fim de maio estão a reformulação dos portais oficiais, padronização de dados, ampliação da transparência nos sistemas públicos e facilitação do acesso às informações pela população.
Desde o início do programa, em 2022, Guaramirim nunca havia obtido nenhuma certificação. Agora, com 99,38% de conformidade, o município alcança o padrão mais alto da avaliação nacional.
“Informação clara e acessível ao cidadão”
A secretária de Transparência e Controle, Elisangela Ruediger, destaca que o resultado reflete o esforço coletivo da administraçāo e o compromisso com a clareza nas contas públicas.
Conteúdos em alta
“Hoje, o cidadão encontra informações disponibilizadas integralmente, com dados precisos, organizados e de fácil acesso. Alcançamos um padrão que assegura o direito à informação com qualidade e transparência. Esse resultado é fruto de um esforço coletivo, que envolveu toda a estrutura da administração”, afirma.
Sobre o programa
Criado em 2022 pelo Sistema Tribunais de Contas, o Programa Nacional de Transparência Pública avalia o grau de transparência ativa dos portais públicos no Brasil. São analisados itens como receitas, despesas, contratos, licitações, estrutura administrativa, planejamento, relatórios e indicadores.
A classificação vai do nível básico até o Selo Diamante, concedido aos entes que atingem mais de 95% de conformidade.
Marcio Martins
Profissional da comunicação desde 1992, com experiência nos principais meios de Santa Catarina e no poder público. Observador, contador e protagonista de histórias, conheço Jaraguá do Sul como a palma da mão