Saúde

Pesquisa sobre hábitos de saúde começa na Ilha da Figueira

A pesquisa aplicada busca informações sobre hábitos alimentares, consumo de álcool e cigarro, doenças crônicas, prática de atividades esportivas, vida social e disposição para uma mudança de comportamento

18/09/2019

Por

O Programa Jaraguá Mais Saudável está realizando uma pesquisa com 382 moradores da Ilha da Figueira, bairro que está recebendo pioneiramente as ações do programa devido à sua localização, número de habitantes e, principalmente, porque foi naquela região onde a Secretaria de Saúde identificou o maior número de mortes consideradas precoces, ocasionadas por doenças ou outras questões evitáveis.

A pesquisa aplicada busca informações sobre hábitos alimentares, consumo de álcool e cigarro, doenças crônicas, prática de atividades esportivas, vida social e disposição para uma mudança de comportamento. Ao todo, são 62 perguntas, relacionadas aos pilares do Jaraguá Mais Saudável: comer, mover e pertencer.

Com os resultados será possível propor programas para a comunidade local que servirão de piloto para o município como um todo. Os questionários estão sendo aplicados por estudantes da Unisociesc que já foram devidamente capacitados e estão devidamente identificados.

A Prefeitura de Jaraguá do Sul é parceira do programa Jaraguá Mais Saudável, assim como entidades como Acijs e Sesi, entre outras. Os grupos técnicos do Jaraguá Mais Saudável contam com cerca de 50 voluntários.

Uma cartilha foi produzida pelos parceiros com informações do programa. O material é distribuído em ações diretas com a comunidade e nas redes sociais do Jaraguá Mais Saudável.

Notícias relacionadas

x