Saúde

Pessoas tem dificuldade para dormir no verão, diz pesquisa

O estudo é da Universidade de Seul, na Coreia do Sul

20/12/2021

Segundo um estudo da Universidade de Seul, na Coreia do Sul, o aumento do consumo de remédios indutores do sono está associado à elevação da temperatura, fato que mostra que no verão as pessoas tendem a ter mais dificuldade para dormir. A pesquisa foi publicada em maio de 2021 na revista oficial da Sociedade de Pesquisa do Sono, nos Estados Unidos.

Conforme o Instituto do Sono, quatro anos atrás, outro estudo havia apontado a ligação entre a insuficiência de sono e as noites do verão norte-americanas. Em 2016, pesquisadores holandeses revelaram que os distúrbios de sono cresceram 11% à medida que os termômetros subiram 1ºC em áreas externas. Este porcentual chegou a 24% nos ambientes internos.

Um estudo holandês verificou que 1ºC na temperatura ambiente foi associado ao aumento de 11% nos distúrbios de sono, mostrando que quando se está em ambiente com temperatura elevada há maior dificuldade para chegar à temperada sinérgica que combina com o início do sono.

De acordo com a médica e pesquisadora do Instituto do Sono, Sandra Doria, o sono é um dos ritmos que respeitam o período de 24 horas para ocorrer novamente. Concomitante com esse ritmo existe o da temperatura corporal e a combinação entre esses dois, faz o sono ocorrer mais ou menos facilmente. “Para que o sono ocorra de forma adequada precisamos ter a temperatura corporal diminuindo no início do sono. No calor quando há aumento da temperatura externa do corpo há a dificuldade maior em equilibrar a temperatura interna para que seja ideal para o sono.”

Quer saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região primeiro? CLIQUE AQUI e participe do nosso grupo de WhatsApp!

Notícias relacionadas

x